Introdução ao Estudo do Direito

Por Francisco Valderclerton Lopes Ferreira

Direito, Conflito De Leis, Constitucional, ética, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 2610 vezes desde 06/07/2014

O Direito é uma ciência em permanente transformação onde o seu estudo aprofundado vai gerando uma maior perfeição de suas estruturas, modificações estar feitas de forma lenta com o estudo vários indivíduos, daí a importância que deve merecer a conclusão de qualquer trabalho científico onde as suas teorias e abordagens servem de embasamento para os futuros estudos e prováveis teorias que possam a vir a existir com o aperfeiçoamento da ciência do Direito.

Para muitos que seguem a doutrina de que o estado natural do ser humano é de respeitar as normas naturais de convivência o Direito seria desnecessário pois se cada indivíduo cumprisse com as suas obrigações de forma natural, não haveria a necessidade de existência de leis e por consequência não existiria a ciência do Direito, pois não necessitaria do poder coercitivo estatal.

O Direito deve ser observado não só como uma ciência que têm como objeto de seu estudo apenas a lei, mas a moral, a ética e os princípios que também fazem parte do Direito e devem ser observados quando do estudo da Ciência do Direito.

Outras observações sobre o Direito é que ele reflete as vontades da sociedade, como essas vontades são alteradas de acordo com os costumes da sociedade o Direito também estão em constante alteração.

Todo o fato acontecido na sociedade também é um fato jurídico, pois é previsto pelo Direito, logo, todos as atitudes e atos praticados por qualquer indivíduo estão previstos e podem ser de forma licita e ilícita, o que torna cada vez mais importante que cada um saiba o que é permitido, e o que não é permitido pela lei para que a convivência harmônica entre os indivíduos continue a prevalecer.

ISBN 978-85-67765-42-6
Edição 1 (2014)