Lavagem de capitais: combate à criminalidade econômica e a preservação dos direitos fundamentais

Por Rodrigo Cavalcanti

Direitos Civis, Direito Penal, Bancário, Economia, Direito, Administração

Esta página foi vista 959 vezes desde 15/02/2022

Um dos maiores males para qualquer sociedade são as práticas criminosas, especialmente no contexto dos crimes financeiros e econômicos. As ações criminosas deste tipo constituem entrave à ordem pública e ordem econômica, repercutindo efetivamente na coexistência dos seres humanos em um Estado Democrático de Direito, nitidamente violando os direitos e garantias fundamentais tão arduamente conquistados e agora tantas vezes combalidos e desrespeitados.

No Brasil, o crime de lavagem de capitais está atrelado à ideia de combate ao crime organizado, que começou na década de 1980, no Rio de Janeiro, com o jogo do bicho. Logo a atividade criminosa foi evoluindo e partindo para uma atividade bem mais lucrativa, o tráfico de drogas, o que consta inclusive na justificativa do projeto de Lei posteriormente aprovada no Senado brasileiro.

Edição 1 (2022)