LIDERANDO COMO UM TOP CHEF DE SUCESSO

Os arquétipos de liderança e proficiência emocional para a excelência

Por MIGUEL NOGUEROL

Culinária, Ciências Humanas E Sociais, Administração

Esta página foi vista 122 vezes desde 17/06/2023

O que líderes organizacionais podem aprender com renomados chefs de cozinha?

O coach executivo Miguel Noguerol buscou responder essa pergunta após entrevistar pessoalmente premiados chefs de cozinha em diversos países durante pesquisa para sua tese de mestrado sobre liderança baseada na capacidade emocional do líder, realizada no INSEAD, uma das principais escolas de negócios do mundo.

Apaixonado pelos desafios da liderança organizacional e pela alta gastronomia, ousou ao analisar, em seus estudos, a aplicação de competências das principais teorias de liderança emocional da atualidade por top chefs — premiados com estrelas Michelin ou listados no ranking dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo.

Nesta obra, compartilha com o leitor os frutos dessa pesquisa. Ele chegou a três arquétipos de liderança — ancorados na capacidade emocional do líder — que servem de modelo para reflexão e inspiração para líderes organizacionais de múltiplas indústrias e áreas de atuação: Inconformista Apaixonado, Olho de Águia Determinado e Coach Confiável.

Cada arquétipo é composto por um grupo de competências de liderança que, utilizadas em conjunto, buscam auxiliar líderes a alcançarem a Proficiência Emocional para a Excelência em seus ambientes de negócio.

Com mais de 25 anos de experiência no mundo corporativo, Miguel Noguerol construiu uma sólida carreira como executivo em empresas multinacionais da área de Tecnologia, inicialmente no Brasil e, logo depois, em posições de liderança regional para América Latina e, também, em âmbito global, baseado nos Estados Unidos.

Ao longo de todos esses anos, paralelamente à sua carreira profissional, sempre nutriu grande paixão pela alta gastronomia. Chegou a fazer cursos em renomadas escolas gastronômicas, sendo um deles um programa pro  ssional do reconhecido Instituto Paul Bocuse, em Lyon, na França, considerado um dos principais centros da alta gastronomia francesa.

Assim, durante sua transição de carreira para atua como Coach de Executivos e Consultor na área de desenvolvimento organizacional, quando ingressou no programa de mestrado na área de coaching e liderança para a mudança no INSEAD, resolveu unir o útil ao agradável e realizar sua pesquisa em um universo completamente diferente da área onde atuou como executivo por muitos anos: o de líderes que são excelentes em uma indústria totalmente diferente, a dos renomados restaurantes de alta gastronomia.

Neste livro, o autor compartilha não apenas os resultados que obteve durante a pesquisaacadêmica, traçando perfis de liderança baseados na capacidade emocional do líder para a excelência organizacional, como também sua jornada como entusiasta da gastronomia ao entrevistar premiados chefs ao redor do mundo.

Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Polen

MIGUEL NOGUEROL

MIGUEL NOGUEROL atua como coach executivo e consultor na área de liderança e desenvolvimento organizacional.

Possui mais de 30 anos de experiência em liderança, tanto como líder ou, mais recentemente, no apoio a outros líderes organizacionais e suas equipes em diferentes indústrias ao redor do globo.

Atuou como executivo sênior em grandes empresas globais no setor de Tecnologia, tendo sido vice-presidente corporativo e presidente regional da América Latina na Sun Microsystems e na Motorola Solutions e líder global de Operações e Sistemas de Vendas e Canais na Zebra Technologies.

Possui mestrado pelo INSEAD na área de Consultoria e Coaching para a Liderança da Mudança eé coach profissional certificado (ICF) pela Universidade de Miami. É graduado em Engenharia Elétrica, com pósgraduação em Automação de Sistemas Industriais pelo Centro Universitário FEI e em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).