Mídias e educação:

Por Paulo Cesar Gastaldo Claro

Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 193 vezes desde 17/01/2024

A ideia de publicar uma segunda edição do livro Mídias e Educação: outros diálogos ganhou intensidade no início de 2021, quando o Brasil atingia o número alarmante de 3.000 óbitos diários em função da pandemia de COVID-19. Pela primeira vez na história da educação brasileira fomos impulsionados a pensar de maneira efetiva a utilização das tecnologias na educação como alternativa de superação da crise educacional devido ao distanciamento social imposto pela pandemia.

O livro Mídias e Educação: outros diálogos, em sua segunda edição, ressurge 11 anos depois com uma reflexão atual e necessária, resgatando os relatos de experiência dos projetos que foram desenvolvidos em municípios do estado de Rondônia pelos cursistas do Programa Mídias na Educação.

Optou-se pela manutenção das propostas metodológicas originais construídas pelos cursistas da terceira oferta do ciclo avançado, sendo os textos preservados fielmente, sofrendo apenas as adequações linguísticas necessárias para esta edição.

Espera-se que o resgate do diálogo proposto em 2013 oportunize aos leitores um exercício concreto para refletir os desafios da educação neste mundo pós-pandemia.

ISBN 978-65-266-1454-9
Edição 2 (2024)

Paulo Cesar Gastaldo Claro

Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIR). Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduado em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Atualmente é professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Desde 2010 vem delineando seus estudos em relação a epistemologia na Educação Ambiental (EA).

Coordenador do Grupo de Estudos Incursões Teóricas acerca da Epistemologia Ambiental de Enrique Leff. Tem experiência nas áreas de Educação, Educação Ambiental e Sociologia.