Negócios Estratégicos

Posicionando-se acima da concorrência

Por Diógenes Lima Neto

Esta página foi vista 3532 vezes desde 05/01/2011

O objetivo deste livro é apresentar, discutir e desenvolver conceitos relacionados à Estratégia, não apenas em sentido teórico, mas, principalmente, aplicado aos negócios.

Desta forma, no Módulo I - Gestão Estratégica, daremos ao aluno uma fundamentação básica sobre a Estratégia e sua inserção no ambiente administrativo. Revisitaremos os conceitos do pensar estratégico, maneiras de se avaliar o cenário corrente, aspectos práticos na elaboração de um Plano Estratégico e, principalmente, formas e aspectos ao se trazer as idéias daquele Plano para o mundo real.

No Módulo II – Setores Mais Influentes da Economia Brasileira, na seqüência, trazemos o aluno ao universo dos setores mais influentes da Economia Brasileira, mostrando suas principais instituições de apoio, seus objetivos e, por fim, o desempenho geral desses setores. Aqui, fornecemos ao nosso aluno uma percepção estratégica dos potenciais de negócios em nosso próprio país, sua evolução, seus pontos fortes e fracos.

No Módulo III - Setores da Atualidade e do Futuro Próximo, procuramos colocar, no campo de visão de nossos alunos, a percepção estratégica de possibilidades alternativas de negócios, as quais, no mundo atual, decorrem de dois fenômenos político e social irreversíveis: a ascensão da China como potência econômica e, ainda, a força da consciência ecológica sobre os negócios.

Por fim, no Módulo IV: Liderando a Estratégia, buscamos agregar um diferencial, ao nosso aluno, em termos de Estratégia em Negócios. Primeiro, colocamos nosso aluno na posição de decisor de alto nível e que utiliza o que há de mais avançado em Tecnologia da Informação (TI) para tomadas de decisão de alto nível: o conceito de Business Intelligence, que permite a descoberta de padrões de comportamento dos nossos clientes, parceiros e adversários. Segundamente, também agregando um diferencial ao nosso aluno, trazemos o conceito de Estratégia no Limite, ou seja, quando tudo muda o tempo todo, qual é a melhor estratégia?

Enfim, este é o seu desafio!

Edição 1 (2010)

Diógenes Lima Neto

Diógenes Lima Neto é oficial superior da Força Aérea Brasileira, formado em Administração pela Academia da Força Aérea (AFA). Na área de Tecnologia da Informação, possui mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), pós-graduação latu senso em Análise de Sistemas pela PUC-RJ. Além disso, possui especializações em Auditoria de Sistemas (Trevisan-SP), Gerenciamento da Segurança da Informação (Módulo - SP) e Data Warehouse (PUC-RJ).

Na área de Administração possui MBA em Administração Financeira e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-DF), bem como mestrado em Administração Pública pela Universidade do Minho (Portugal).

Atualmente, no meio militar, atua na Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), na Divisão de Contratos e Convênios, sendo responsável pelo Acompanhamento de Projetos Internacionais. Neste sentido, atuou na aquisição, pelo Governo Brasileiro, na aquisição dos 50 helicópteros da EUROCOPTER para as Forças Armadas do Brasil, no valor de EUR 1,9 bilhão. Da mesma forma, compõe a equipe gerencial responsável pela seleção da nova aeronave de caça para a FAB, o chamado "Projeto FX-2".

No meio civil, atua como professor nos cursos de Planejamento Estratégico e Negócios Estratégicos, de pós-gradaução da Universidade Gama Filho no DF.