Neoliberais não merecem lágrimas

Como a política neoliberal ampliou a enchente de 2024 no Rio Grande do Sul

Por Jorge Barcellos

Política Pública, Ciência Ambiental, árvores, Antropologia, Ambiental, Natureza, Não Ficção, Economia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 565 vezes desde 24/06/2024

Reunindo ensaios publicados nas plataformas SUL21, SLER, RED, Brasildefators e A terra é redonda, Neoliberais não merecem lágrimas é o 21º livro de Jorge Barcellos. Como produto de um dilúvio bíblico, ele cobre exatos 40 dias da tragédia climática que afetou a vida de todos os gaúchos. Contrariando o discurso dominante de que “não é hora de apontar culpados”, o autor busca entender como a omissão e fraqueza das autoridades permitiu que a maior tragédia climática que ocorreu no estado se agravasse. Associando omissões, erros e opções de governo, revela como o projeto neoliberal no estado e no município são também culpados da tragédia. Criticando as teses do estado mínimo, Barcellos defende que, por um lado, o caos climático estabeleceu no Rio Grande do Sul o “estado de guerra por outros meios” e por outro, que as chuvas não produziram apenas um caos econômico-político, mas da própria subjetividade de uma população duramente atingida por um trauma. Longe de uma visão simplista da tragédia, o autor pretende neste ensaio, o primeiro de análise social publicado sobre a enchente gaúcha, tirar lições para o aprendizado dos aspectos socioculturais e fazer uma crítica forte às consequências do estado mínimo, cavalo de batalha de políticos neoliberais.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

Jorge Barcellos

Historiador, Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS. Publicou "Educação e Poder Legislativo" (Aedos Editora, 2014), "O Tribunal de Contas e a Educação Municipal" (Editora Fi, 2017) e "A impossibilidade do real: introdução ao pensamento de Jean Baudrillard" (Editora Homo Plásticus, 2018). Pelo Clube dos Autores publicou "Tempos de Pandemia" e "Saber e Moralidade". É coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Porto Alegre onde é responsável pela linha de pesquisa Educação para Democracia. É colaborador dos jornais Sul21, Le Monde Diplomatique Brasil, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e do Jornal O Estado de Direito.

Blog Bebee: https://www.bebee.com/@jorge-barcellos

Blog Medium Pensamento Contemporaneo : jorgebarcellos.medium.com

Blog Pensamento Contemporaneo Blogspot: http://filosofiafrancesacontemporanea.blogspot.com/?m=1

Pensamento Contemporaneo: https://aviao.lamula.pe/2016/12/18/a-acumulacao-por-espoliacao-por-jorge-barcellos/jorgebarcellos/