NOVAS FRONTEIRAS CULTURAIS

Paisagens e Representações na Perspectiva Geográfica

Por Sônia Regina Romancini; Edenilson Dutra de Moura; Giseli Gomes Dalla Nora; Onélia Carmem Rossetto; Edison Antônio de Souza

Geografia Humana, Demografia, Costumos E Tradição, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência

Esta página foi vista 560 vezes desde 01/08/2023

A obra intitulada "Novas fronteiras culturais: paisagens e representações na perspectiva geográfica" explora diversas fronteiras que compartilham como fator comum a cultura e suas transformações. O livro aborda as paisagens e características socioculturais tanto das áreas urbanas como rurais, incluindo festas religiosas de santos padroeiros, saberes indígenas e a construção coletiva do conhecimento no âmbito da educação formal.

Os textos presentes no livro são resultado de pesquisas científicas que abrangem contextos sociais, políticos, econômicos e culturais em várias escalas geográficas, desde o nível do bairro até a cidade e o campo, bem como as relações de gênero. Essa abordagem reflete sobre as transformações das paisagens, da cultura e suas representações, abordando os conceitos de maneira polissêmica.

A coletânea oferece aos leitores a oportunidade de explorar as manifestações culturais de diferentes estados brasileiros, como Mato Grosso, Goiás, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Amapá, demonstrando como a cultura é um processo dinâmico e essencial para enfrentar os desafios atuais de autoconservação grupal, garantia dos direitos de cidadania, melhoria das condições de vida, inclusão social e conservação cultural. Em síntese, a obra destaca a importância da cultura como elemento-chave para a construção de identidades, desenvolvimento e sustentabilidade das comunidades.

Edição 1 (2023)

A editora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA-UFPA), vinculada à Universidade Federal do Pará, tem como objetivo difundir a produção geográfica de alunos da graduação, da pós-graduação (alunos do curso de Mestrado em Geografia da UFPA e outras áreas afins), e dos docentes da instituição e de parceiros; assim como, possibilitar o intercâmbio com outros pesquisadores em universidades no Pará, no Brasil e no exterior, com intuito de contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e a gestão territorial urbana e rural na Região Amazônia, produzindo reflexões que possam contribuir com o avanço do conhecimento dentro das ciências humanas, especialmente da Geografia, e outras áreas do conhecimento.