ETNODESENVOLVIMENTO, PROPRIEDADE INTELECTUAL & MARAJÓ

Oportunidades na Região Imediata Soure-Salvaterra

Por Kildren Pantoja Rodrigues; André Cutrim Carvalho

Geografia Humana, Costumos E Tradição, Antropologia, Direito, Ciências Humanas E Sociais, Ciência

Esta página foi vista 658 vezes desde 18/06/2023

Este livro resulta da dissertação de mestrado de Kildren Pantoja Rodrigues, intitulada “Propriedade Intelectual como instrumento do Etnodesenvolvimento: Oportunidades na Região imediata Soure-Salvaterra, Marajó, Pará”, orientada pelo Professor Doutor André Cutrim Carvalho, defendida e aprovada em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, em âmbito do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará. O trabalho recebeu menção honrosa à sua execução pela banca de avaliação presidida pelo orientador da pesquisa, em concordância com as demais Professoras que constituíram a banca: Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Almeida Flores, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará; e Prof.ª Dr.ª Carmelita de Fátima Amaral Ribeiro, da Universidade do Estado do Pará, Campus XIX, Salvaterra, Marajó. O livro agora é publicado pelo Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente da Amazônia – GAPTA, da Universidade Federal do Pará, com intuito de contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e a gestão territorial urbana e rural na Amazônia, produzindo reflexões que possam contribuir com o avanço do conhecimento neste espaço tão rico em sua sociobiodiversidade.

Edição 1 (2023)

Kildren Pantoja Rodrigues; André Cutrim Carvalho

A editora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA-UFPA), vinculada à Universidade Federal do Pará, tem como objetivo difundir a produção geográfica de alunos da graduação, da pós-graduação (alunos do curso de Mestrado em Geografia da UFPA e outras áreas afins), e dos docentes da instituição e de parceiros; assim como, possibilitar o intercâmbio com outros pesquisadores em universidades no Pará, no Brasil e no exterior, com intuito de contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e a gestão territorial urbana e rural na Região Amazônia, produzindo reflexões que possam contribuir com o avanço do conhecimento dentro das ciências humanas, especialmente da Geografia, e outras áreas do conhecimento.