Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro ECONOMIA FLORESTAL NO PARÁ

PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Por: Gisalda Carvalho Filgueiras Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 42,00

Sinopse

O setor florestal vem sofrendo uma grande mutação na Região Amazônica. Durante as décadas de 1970 a 1980, caminhões improvisados que lembram os do desenho animado Fred & Barney, sem o mínimo de segurança, transportavam grossas toras de madeira cruzando as rodovias federais, estaduais, municipais e ramais, sem nenhuma fiscalização, abastecendo centenas de serrarias. A queima dos resíduos das serrarias davam uma visão dantesca do inferno, com a poluição dos municípios que nasceram com a indústria madeireira. A extração madeireira das áreas de várzeas migra para a extração ao longo das rodovias. A difusão da motosserra no início da década de 1970, multiplicou a produtividade da mão-de-obra em 700% no desmatamento e de 34 vezes na extração madeireira. “Economia florestal no Pará: perspectiva para o desenvolvimento local” representa a ecdise da sua tese de doutorado intitulado “A economia florestal no estado do Pará: uma abordagem locacional e intersetorial”, cujos conhecimentos sobre a matriz de insumo produto foram ampliados durante o seu pós-doutoramento. Representou uma fase da economia madeireira que simplesmente está em extinção na Amazônia.

O setor florestal tem um grande desafio e perspectivas na Região Amazônica. De consolidar como uma cadeia produtiva integrada, contribuindo para reduzir o passivo ambiental e, mais importante, gerando emprego, em caráter permanente. Ao contrário dos países desenvolvidos que fizeram a transição florestal com a quase extinção da cobertura florestal, na Amazônia temos as condições de reverter esta tendência em torno de 80% da vegetação conservada e preservada e, estabilizando esta cobertura florestal em torno de 85%.

Há riscos e oportunidades para o setor madeireiro na Amazônia e o alerta foi dado. Uma boa leitura para todos.

Dr. Alfredo Homma

Pesquisador da EMBRAPA – Amazônia Oriental

Categorias: Geografia Humana, Desenvolvimento, América Latina, Geografia E Historia, Economia, Ciências Humanas E Sociais
Palavras-chave: aspectos, contabilidade, desenvolvimento, economia, econômicos., florestal., florestas., madeira., pará., social., sustentável

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 269

Edição: 1(2019)

ISBN: 978-85-63117-44-1

Formato: A5 (148x210)

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Missing
Christian Nunes; João Carvalho; Franciney Ponte

A editora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA-UFPA), vinculada à Universidade Federal do Pará, tem como objetivo difundir a produção geográfica de alunos da graduação, da pós-graduação (alunos do curso de Mestrado em Geografia da UFPA e outras áreas afins), e dos docentes da instituição e de parceiros; assim como, possibilitar o intercâmbio com outros pesquisadores em universidades no Pará, no Brasil e no exterior, com intuito de contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e a gestão territorial urbana e rural na Região Amazônia, produzindo reflexões que possam contribuir com o avanço do conhecimento dentro das ciências humanas, especialmente da Geografia, e outras áreas do conhecimento.


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Agradeço ao Clube de Autores pela publicação do meu livro de sonetos "Alma & Coração, parabenizo pela excelente iniciativa que vem proporcionar a novos autores na realização de seus trabalhos literários, didáticos ou de qualquer natureza impressa e parabenizo pelo apoio nas minhas dúvidas corre..."

Gercino Cunha

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700