O Iluminismo no Mundo Luso-Brasileiro

Por Adílio Jorge Marques

Ciências Humanas E Sociais, Filosofia, Geografia E Historia

Esta página foi vista 1224 vezes desde 11/12/2020

Este livro trata do que representou o Iluminismo para o mundo luso-brasileiro dos séculos XVIII e XIX. A História das ciências surge aqui nas realizações dos vários personagens retratados, alguns conhecidos, outros nem tanto. Por exemplo, vamos ver o caso de José Bonifácio, o primeiro fitoquímico brasileiro e o único nome brasileiro relacionado ao descobrimento de um elemento químico (Até o momento). Todos os intelectuais citados neste livro são personagens marcantes da historiografia portuguesa e de seu Império - incluindo-se o Brasil. São de certa forma reveladores de que o desenvolvimento da pesquisa científica e cultural em Portugal não estava totalmente à margem da produção europeia de outros países.

Este movimento da racionalidade, ou das luzes, tão em voga naquela época, chegaria ao Brasil também por meio da criação de diversas Academias que motivavam a discussão das ciências, dentre outros temas. Algumas desconhecidas por muitos de nós, como a Academia Brasílica dos Esquecidos, a dos Felizes, dos Seletos, dos Renascidos, a Academia Científica e a Sociedade Literária do Rio de Janeiro.

ISBN 978-65-001-3984-6
Edição 2 (2020)

Adílio Jorge Marques

Sabedoria Arcana é um selo editorial registrado e responsável pela publicação de literatura filosófica, mística, mágica e ocultista de autores brasileiros e internacionais. Os assuntos abordados em nossas obras vão desde Filosofia, História, Ciências, Martinismo, Rosacrucianismo e afins.

Nossos autores são acadêmicos consagrados, com formações em áreas correlatas que permitem que nossas publicações tenham um nível muito além da superficial curiosidade, indo de forma aprofundada ao cerne dos assuntos abordados.