O Neoliberalês

um ensaio filosófico sobre o idioma da sociedade do desempenho

Por Artur Junior Santos Cardoso, Lucas Rocha Gonçalves e Victória Antonieta Tapia Gutierrez

Trabalho E Relações Industriais, Movimentos, Globalização, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 619 vezes desde 24/05/2022

As diretrizes do neoliberalismo estabelecem o controle sobre a sociedade contemporânea através da constituição e propagação de um idioma próprio, denominado por nós neste ensaio de Neoliberalês: a arquitetônica linguística de controle social da sociedade do desempenho-neoliberal, que se vale de um sistema de colonização, que se espacializa por meio dos discursos, avançando de maneira capilar, assenhoreando-se progressiva e velozmente dos territórios de nossa vida. Essa é uma tendência entre aqueles e aquelas que detêm o poder sobre a sociedade: enxergarem na linguagem um meio eficiente de dominar pessoas e capturar suas percepções de mundo, e a ideia de pensar que o neoliberalismo age através de uma linguagem própria, criada e estimulada por ele, nos ajuda a refletir sobre como essa tendência se dá em nossa sociedade contemporânea: a sociedade do desempenho. Este ensaio mostra o Neoliberalês em diferentes contextos sociais nos quais estamos inseridos e inseridas, como trabalho, saúde, lazer, consumo, relacionamentos e redes sociais.

Edição 1 (2022)

Psicólogo com bacharelado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2020. Atualmente sou mestrando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduando em Gestão em Saúde Mental pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Coordeno o Grupo de Estudos em Byung-Chul Han (GEPEB). Atuo como psicólogo clínico (CRP: 05/62848) atendendo especialmente de forma online e como colaborador do CRP/RJ na Comissão de Direitos Humanos, no Eixo de Política Sobre Álcool e Outras Drogas (EPAD). Desenvolvo pesquisas nas respectivas áreas: Medicalização, Modernidade Líquida, Neoliberalismo, Psicopatologia Psiquiátrica, Psicopolítica e Sociedade do Desempenho, tendo 4 artigos científicos publicados.