O PENSAMENTO CONSERVADOR:

Uma introdução

Por Eduardo Nunes Jacondino

Política Cultural, Democracia, Costumos E Tradição, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 248 vezes desde 28/06/2022

O livro foi escrito de modo a analisarmos o tema do conservadorismo, por meio de um olhar voltado às bases teóricas que sedimentaram esta perspectiva. Sabemos que muitas obras foram escritas sobre o conservadorismo, em países como o Brasil. Autores como Paulo Mercadante (2003), José Murilo de Carvalho (2011), João Camilo Torres (2018), Mario Ferreira dos Santos (2012, 2017), Vicente Ferreira da Silva (2011) e outros desenvolveram análises sobre esta perspectiva. De todo modo, nossa intenção não foi a de fazermos uma retomada das mesmas, mas a de apresentarmos uma leitura das bases do pensamento conservador, advindo do Reino Unido, o berço de tal abordagem. Nesta direção, esperamos que a leitura do presente trabalho contribua com a discussão que se volta a entender os pressupostos filosóficos subjacentes a esta perspectiva teórica.

Edição 1 (2022)
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Eduardo Nunes Jacondino

Bacharel em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2002 é professor efetivo - professor associado - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foi Diretor Geral, eleito, do Campus de Francisco Beltrão (UNIOESTE) para mandato de 13 de julho a 31 de dezembro de 2015. Membro, colaborador externo, do Grupo de Pesquisa: Violência e Cidadania, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundador do Grupo de Pesquisa: Pós-modernidade, sociedade, educação. Membro do Grupo de Pesquisa: Philos Shofias (UNIPAMPA). Docente permanente no Programa de Mestrado em Educação, da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão.