O Perito e a Justiça

Teoria e Prática

Por ANTONIO CARLOS MORAIS e CARLO ROGÉRIO MORAIS

Finanças Corporativas, Direitos Civis, Contabilidade, Economia, Direito, Administração

Esta página foi vista 2560 vezes desde 10/10/2023

O Períto e a Justiça é uma obra foi produzida especialmente para auxiliar os operadores do direito, peritos judiciais, extrajudiciais, peritos assistentes, professores e estudantes que queiram desenvolver suas atividades com mais eficiência nessa importante atividade pericial.

O livro nessa 3ª Edição, é resultado de vários anos de estudos dos autores, diante de grandes e complexos processos judiciais e extrajudiciais que foram responsáveis, e assim, todo material está disponível na forma física e on-line, amparado em questões práticas, modelos atuais de todas as peças que os peritos necessitam para operacionalizar as intrincadas questões que irão se deparar.

Os advogados, todos conhecedores do Código de Processo Civil, mas pela vivência dos autores, muitos se deparam com questões técnicas jurídicas que precisam saber como agir, tanto na atuação dos peritos judiciais, quanto dos peritos assistentes das partes. Os peritos judiciais, certamente que são apoiados pelos juízes e do próprio CPC, e é aí que os procuradores das partes precisam conhecer as minúcias da atividade processual com destreza na área jurídica, para entender bem de perto como agir durante o desenrolar de uma perícia judicial.

Ainda, os advogados precisam entender que nunca devem advogar num processo sem o auxílio de um perito assistente técnico, aliás, o anjo da guarda da parte e do seu procurador. Este assistente deve conhecer de dois rumos, um, da área processual da perícia e o outro, obrigatoriamente da área técnica-científica, para acompanhar os passos do perito judicial, e ainda, orientar o advogado no melhor caminho a seguir, tanto para aprovar ou desaprovar os atos do perito, quanto da propositura dos quesitos iniciais, suplementares, de esclarecimentos sobre o laudo, e aqueles para audiência de conciliação, instrução e julgamento, quando for preciso.

Enfim, essa obra é completa, contendo 556, páginas, 22 (vinte dois) capítulos, todos explicando detalhadamente, desde a área técnica processual, a prática, com 11 conteúdos e roteiros, ferramentas das mais modernas, sempre acompanhadas dos artigos das leis que disciplinam a perícia, em especial o Código de Processo Civil, sendo Modelos de Petições, Peças, Comunicações e Requerimentos destinados aos peritos judiciais e aos assistentes técnicos.

A obra é um convite para a leitura e apaixonar-se pela perícia judicial e extrajudicial.

Edição 3 (2023)
Formato 16x23 (160x230)

Antonio Carlos Morais

ANTONIO CARLOS MORAIS

É contador (CRC-DF) e advogado (OAB-DF), pós-graduado em auditoria e perícia e mestre em perícia contábil, Universitá Degli Studi di Torino, Itália.

Atuação Profissional

Perito judicial na Justiça Federal, TJDFT, TJTO, além de vários outros Tribunais Estaduais em processos Cíveis, Tributários e Penais - Investigação Forense (Crimes Financeiros).

Atuação Acadêmica

Professor de “Perícia Judicial e Extrajudicial”, na área do Processo, em pós-graduação (MBA) em várias Universidades brasileiras, incluindo, UFU – Uberlândia – MG; UFBA – Salvador – BA; PUC - Católica de Goiânia – GO; UnP – Potiguar, Natal – RN; UNAMA - Belém – PA; UNIEURO - Brasília – DF; UNIPAM - Patos de Minas – MG; UNIT - Aracaju –SE, dentre outras.

Palestrante e conferencista no Brasil e no Exterior sobre o tema perícia.

Sócio fundador e Vice Presidente de Cultura da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores. - FEBRAPAM .

Foi Presidente do CRCDF e Vice Presidente de Fiscalização do CFC . Integrante e coordenador de grupos de estudos de Perícia Judicial Contábil do Conselho Federal de Contabilidade - CFC.

Integrou por 06 (seis) anos o Conselho Diretor do Grupo de Integração do Mercosul de Contabilidade, Economia e Administração - GIMCEA, pelo (CFC), representando o Brasil, com sede em Montevidéu, Uruguai.

______________________________________

CARLO ROGÉRIO S. MORAIS

Contador, Professor, Pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil, Mestre em Administração de Empresas e Doutorando em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Federal e Internacional do Algarve em Portugal, residindo no Brasil e Europa.

Possue certificações na área contábil e de finanças corporativas pela CFI (Corporate Finance Institute) com sede no Canadá.

Associado da "International Accounting Group – TIAG, AMCHAM - Câmara Americana de Comércio, Associação Brasileira de Advocacia Tributária – ABAT e Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais em São Paulo (Apimec SP).

ibracpericias.com.br: www.ibracpericias.com.br