O tempo significativo de Deus para nós

Buscar o tempo oportuno de Deus através dos exercícios Inacianos

Por saluar antonio magni

Bíblia, Vida Cristã, Teologia, Religião

Esta página foi vista 88 vezes desde 01/03/2024
Coloração

Meu objetivo com este livro sobre “O tempo significativo de Deus para nós”, e como subtítulo “Buscar o tempo oportuno de Deus através dos exercícios Inacianos”, mostrando que na Sagrada Escritura, revelação do Deus transcendente, se abre e se fecha com noções temporais: “No princípio Deus criou o céu e a terra” (Gn 1,1). “Sim, Eu venho em breve” (Ap 22,20 ). A manifestação de Deus na Bíblia não é tomada abstratamente, mas nas suas intervenções na terra que fazem da história do mundo uma história sagrada. É por isso que a revelação bíblica pode responder às questões religiosas que a consciência humana, marcada pelo devir, se põe a respeito do tempo, já que ela mesma é de estrutura histórica . A pergunta dos apóstolos tinha todo um significado cósmico, histórico e teológico, pois, a concepção bíblica é denominada pela ideia de que o tempo é ordenado por uma sucessão de acontecimentos esperados no devido tempo, identificados com o acontecimento associado a ele. Portanto, é necessário fazer uma hermenêutica bíblica para compreender a relação entre o acontecimento Jesus Cristo e o tempo humano. Partindo desta premissa, vejamos o que o sentido de tempo, dentro desta leitura, pode nos oferecer, pois o tempo, obra de Deus, serve de quadro para uma história que nos diz respeito, abrindo uma gama de interpretações que apresentam o mistério da ação de Deus no mundo. Assim, a Sagrada Escritura demonstra todo este “método de Deus” de se fazer presente no mundo: cósmico, histórico e espiritual. Pois Deus se revelou na história do homem para se fazer presença na história do homem. No seu devido tempo . E os Atos dos Apóstolos já apresentam indícios desse tempo pleno de revelação de Deus. A novidade do Evangelho se fundamenta na mensagem de Jesus: “cumpriu-se o tempo e chegou o reino de Deus; convertei-vos e crede no evangelho”. Esta é a afirmação-chave, que consta de duas frases paralelas duplas, cada uma com duas partes, unidas por um “e”. Como é usual em Marcos, a segunda serve para precisar o sentido da primeira: cumpriu-se o tempo “e” chega o reino (o reino define e dá sentido ao tempo); convertei-vos “e” crede no evangelho (a fé dá sentido à conversão). Procuramos utilizar como metodologia a espiritualidade Inaciana, contemplativa na ação, segundo o livro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola PARA REALIZAR A EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO PESSOAL COM JESUS, NO EXERCÍCIO ESPIRITUAL DO DIA-A-DIA O autor saluar antonio magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além de do ministério da Palavra é coordenador Arquidiocesano da Liturgia da Arquidiocese de Aparecida e orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola.

Edição 1 (2024)
Acabamento Espiral c/ acetato