Os Games na sala de aula

Games na Educação ou a Gamificação da Educação?

Por Cristiano N. Tonéis

Código do livro: 464847

Categorias

Video E Eletrônicos, Lógica E Raciocínio, Games E Rpg, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 517 vezes desde 13/07/2022
Versão
impressa
R$ 64,02
Valor total:
R$ 64,02
Versão
ebook
R$ 43,96
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 64,02
Este livro pode estar à venda na:
Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

O livro “Games na sala de aula” nasce como fruto de inúmeras experiências, entre aulas, palestras e minicursos e minha pesquisa acadêmica em Educação Matemática e Jogos Digitais. Nesse sentido fui atravessado por questões ligadas a multidisciplinariedade dos games e passei a observar e jogar games que ultrapassam as fronteiras de minha formação, em matemática, vivenciando esses espaços inaugurados pelos jogos digitais.

Estes espaços, que em primazia, oferecem oportunidades para diálogos e então tais reflexões se realizam entre as mais diferentes áreas do conhecimento: artes; psicologia; educação; matemática; física, idiomas, etc. Oportunizando este encontro entre “saberes”.

Todo pensamento está indissociável da percepção e da ação – interatividade – desse modo compreendido a inteligência pode ser dita como a capacidade para produzir e manipular símbolos (linguagens). A linguagem dos games, que se faz presente, pode oferecer também para os ambientes escolares oportunidades para esses encontros.

Por isso é eminente que saibamos a diferença entre games e atividades gamificadas, pois uma pedagogia adjacente está em pleno desenvolvimento.

Significar nosso mundo vivido, preservando a riqueza dos sentidos, como diria Merleau-Ponty, uma vez que os sentidos se relacionam uns com os outros antes da linguagem. É essa representação que nasce da necessidade de compreender nosso modo de ser no mundo.

Desse modo, meu trabalho oferece um olhar entre muitos sobre os games e as atividades gamificadas. Abandonando “nossas pesadas bagagens” podemos ter um olhar mais leve e claro sobre a educação e os processos que a permeiam.

Então, como diria Gadamer, “a alegria do reconhecimento reside, antes, no fato de identificarmos mais do que somente o que é conhecido”. E os jogos digitais podem ser uma oportunidade para esse ir além, se aventurar.

Características

ISBN 9786500477436
Número de páginas 249
Edição 2 (2022)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

Cristiano N. Tonéis

PostDoc em Educação Matemática e Games pela FEG-UNESP. Vencedor do Prêmio Capes de melhor Tese 2016 (Ensino). Doutor em Educação Matemática - Tecnologias Digitais e Educação matemática. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - Inteligência Coletiva e Ambientes Interativos. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UNESP/Bauru. É pesquisador junto ao NuPHG: Núcleo de Pesquisas em Hipermídia e Games da PUCSP e do Grupo Fenomenologia em Educação Matemática - UNESP Rio Claro. Desenvolve trabahos com Jogos Digitais e Educação, Games na Educação Matemática, Games e Processos de Gamificação; Matemática Aplicada aos Jogos Digitais; Educação Matemática e Novas Tecnologias.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Impresso
R$ 62,02
Ebook
R$ 34,92
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários