Que tipo de pessoa eu sou

Integrar meu tipo nos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola

Por SALUAR ANTONIO MAGNI

Bíblia, Vida Cristã, Religião, Administração

Esta página foi vista 282 vezes desde 06/10/2023
Coloração

Meu objetivo com este livro sobre “Que tipo de pessoa eu sou” É refletiR que a diversidade de personalidades é uma das maiores belezas da humanidade. No entanto, pesquisas milenares procuram identificar padrões no comportamento humano. Nesse contexto se enquadram as pesquisas sobre os tipos de personalidade. Procurar identificar em qual padrão uma pessoa se encontra, não significa “fechar” alguém em uma caixa, limitando seu potencial criativo no mundo. Pelo contrário, identificar tendências de comportamento ajuda as pessoas a se conhecerem melhor e, assim, viverem sua essência de uma forma mais consciente. Saber quais são os tipos de personalidade e qual deles mais se encaixa em seu modo de viver, certamente te ajudará no autoconhecimento e de repente até mesmo a orientar sua vida profissional. Desde tempos antigos, busca-se entender quais são os principais tipos de personalidade humana. Na Grécia Antiga, Hipócrates, considerado o pai da medicina, propôs que a personalidade de uma pessoa era condicionada à distribuição de quatro tipos de “humores” na construção do indivíduo. Os humores seriam características básicas que se misturariam entre si na composição do eu, formando diversos padrões de comportamento. A partir dessa teoria, o icônico médico Galeno criou a teoria dos 4 temperamentos, ou seja, estruturas psíquicas inalienáveis e excludentes entre si que norteariam as tendências de comportamento de uma pessoa. No caso, os 4 temperamentos são basicamente divididos em relação à tendência de alguém para reagir rápido ou devagar diante de uma situação de contrariedade; e o quanto alguém tende a guardar algo marcante que ocorre no presente. Com o passar do tempo, muitos foram os pesquisadores que se aventuraram a descobrir mais sobre os tipos de personalidade. Talvez uma das definições mais atuais dos tipos de personalidade seja a proposta pelas pesquisadoras estadunidenses Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers. Elas criaram os tipos de personalidade MBTI – do inglês Myers–Briggs Type Indicator, baseadas nos tipos psicológicos do psiquiatra Carl Jung. Entender o comportamento humano e categorizá-lo em grupos com características semelhantes é uma preocupação que vem desde a Idade Antiga, com os primeiros pensadores. Essa classificação por tipo de personalidade ajuda a entender as motivações que movem a sociedade e, assim, compreender melhor os comportamentos individuais. Os estudos dos tipos de personalidade continuam evoluindo com o tempo e ainda são objetos de muitos estudos sobre o comportamento humano. Com o decorrer dos anos e evolução da sociedade, diversos estudiosos procuraram entender a personalidade humana, como o médico neurologista e psiquiatra Sigmund Freud, criador da Psicanálise, e do psicólogo Alfred Adler, criador da Psicologia do Desenvolvimento Individual. Com interesse em estudar os tipos psicológicos e tentando reconciliar as teorias de Freud e Adler – e de definir sua própria perspectiva -, o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung desenvolveu a Psicologia Analítica (ou junguiana). Procuramos utilizar como metodologia a espiritualidade Inaciana, contemplativa na ação, segundo o livro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola PARA REALIZAR A EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO PESSOAL COM JESUS, NO EXERCÍCIO ESPIRITUAL DO DIA-A-DIA O autor saluar antonio magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além de do ministério da Palavra é coordenador Arquidiocesano da Liturgia da Arquidiocese de Aparecida e orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola..

Edição 1 (2023)
Acabamento Espiral c/ acetato