Sabedoria x inteligência

Bíblia, Vida Cristã, Teologia, Religião

Esta página foi vista 389 vezes desde 03/01/2023
Coloração

Neste livro sobre “Sabedoria x inteligência” e sub título: “Buscar através dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola a verdadeira sabedoria Divina”, buscaremos discutir que inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente. Vivemos em uma sociedade onde a eficiência e os resultados são valorizados. Aparentemente, apenas os mais inteligentes estão destinados a obter sucesso. No entanto, apenas os sábios conseguem uma felicidade autêntica. Eles são guiados por valores e preocupados em fazer uso da bondade, aplicando uma visão mais otimista à vida. Por isso, o tipo de personalidade e a maturidade emocional são fatores que influenciam concretamente as realizações das pessoas. Isso também é verdadeiro em relação à capacidade de investir mais ou menos em seu próprio bem-estar e no dos outros. O conceito de sabedoria sempre esteve associado a disciplinas filosóficas ou mesmo espirituais. A inteligência nos torna eficientes e eticamente mais competentes, pessoas inteligentes têm um alto senso de eficiência e de ética. Veremos que a inteligência pode ser aplicada para fins nobres ou, ao contrário, para manipular, conspirar, trair ou planejar a ação mais sofisticada com um propósito perverso. Da mesma forma, também pode ser orientada para fins mais benéficos e superiores. A sabedoria, por outro lado, está ligada ao mais autêntico senso de bondade. A sabedoria quase sempre traz consigo uma visão muito positiva da vida, das pessoas e da realidade. Uma atitude quase sempre esperançosa, resoluta e alegre está intimamente relacionada ao descrito acima sobre o senso de bondade. Há pessoas sábias que não são brilhantes, nem inteligentes, mas que no seu dia a dia são altamente eficazes e, é claro, felizes. Em nosso livro, vai encontrar, além da teoria e definições sobre sabedoria e inteligência, um roteiro de exercícios para buscar, na prática a sabedoria Divina. Como um roteiro de exercícios físicos, a matéria é desenvolvida pela própria pessoa, ao praticar os exercícios. Comparando-se a exercícios musicais, ou seja, Os Exercícios Espirituais que pretendemos lhes aplicar através deste livro, segundo o santo católico Inácio de Loyola. O autor saluar antonio magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além do ministério da Palavra é do grupo da Liturgia da Paróquia de São Pedro. Orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola.

Edição 1 (2023)
Acabamento Espiral c/ acetato