Sistema de Gestão

Guia completo para implementação de um sistema de gestão simples, eficaz e robusto.

Por Nelson Lopes

Não Ficção, Administração

Esta página foi vista 382 vezes desde 25/09/2022

Num mercado global com crescentes exigências da sociedade, dos clientes e dos acionistas, a implementação e manutenção de um sistema de gestão representam um fator crítico de sucesso para as organizações que pretendam melhorar sua produtividade e competitividade.

A implementação de um sistema de gestão deve estar adaptada à cultura da organização e à sua estratégia.

O sistema de gestão é capaz de trazer reflexos positivos em vários aspectos, como aumento da produtividade, lucratividade, produtos de melhor qualidade, alinhamento à estratégia, acesso à novos mercados, atendimento à requisitos legais, satisfação e credibilidade dos acionistas, colaboradores e clientes, entre outros.

Considerando que toda organização possui um sistema de gestão, seja ele robusto ou não, podemos afirmar que qualquer organização possui todas as condições de melhorá-lo, porém foco, disciplina, pessoas capacitadas e as ferramentas adequadas devem estar presentes.

Melhorar a qualidade e robustez do sistema de gestão, é uma responsabilidade da alta liderança.

Essa iniciativa deve fazer parte do conjunto das estratégias da organização, e não de uma vontade individual e/ou de uma determinada área.

Neste contexto, o roteiro proposto neste livro tem o objetivo de detalhar com exemplos práticos como implementar, manter e melhorar um sistema de gestão simples, eficaz e robusto em toda organização, seja ela pequena, média ou grande e de qualquer ramo de atividade.

Um esforço em especial foi para que todas definições e sugestões de implementação sejam as mais simples possíveis, mas não simplistas, para evitar a conotação de limitações e/ou inconsistências técnicas.

Tal roteiro pode ser utilizado também por consultores, profissionais liberais e pela área acadêmica.

Se ao finalizar a leitura desse livro, você leitor consiga identificar e implementar pelo menos uma melhoria em qualquer sistema de gestão, o meu objetivo está atendido por completo.

Edição 1 (2022)

Nelson Lopes

- https://www.linkedin.com/in/nelson-lopes-12b5661/ )

- nelsonmlopes001@gmail.com

- Viciado em gestão.

- Engenheiro Metalurgista com MBA em Gestão Empresarial.

- Professor no curso de MBA de Qualidade & Produtividade.

- Scrum Master Certificado, com certificações em SixSigma e Lean e em demais ferramentas.

- Mais de 25 anos de experiência no mercado, atuando em cargos de liderança de organizações multinacionais de renome.

- Viciado em gestão.

- No momento atuando como Head de Qualidade (Curitiba Plant) & de Sistemas de Gestão nas Operações da América Sul, na Adient Automotive do Brasil.

- Atividades executadas em vários países das Américas e Europa.

- Atuação como consultor na melhoria do sistema de gestão, planejamento estratégico, desenvolvimento de liderança e aumento de produtividade e qualidade.

- Atuação como Auditor de Organismo de Certificação, contatando organizações de todos os tamanhos e de diversos ramos de atividades.

- Atividades voluntárias para o Instituto Gerando Falcões.