Sociologia e Educação

Por Fábio Dinato

Educação de Filhos, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 534 vezes desde 29/05/2021

Através desta obra gostaria de apresentar a possibilidade de compreensão da escola como microssociedade, parte de uma macrossociedade, contrapondo-se à expectativa de que ela simplesmente estivesse contida na macrossociedade, como propunham alguns sociólogos. Considerei a conceituação necessária das sociedades, abordando aspectos históricos e sociais, e da macro e microssociedade para se conseguir vislumbrar a escola como microssociedade e se estabelecer uma relação de analogia. Propus a análise da Sociologia da Educação, suas concepções e sua relação com o fazer pedagógico, especialmente abordando a dicotomia instrução e Educação. Destaquei a proposição da microssociedade-escola enquanto lugar de agregação de valores e de cidadania, assim como o estabelecimento da noção de microssociedade inserida na macrossociedade, como reflexo dela, tudo isto contextualizado por conhecimentos sociológicos e pedagógicos. Entender a importância da escola passa pela compreensão de que ela é a sociedade em um universo menor (microssociedade), porém não menos importante, haja vista sua capacidade de espelhar questões sociais propostas para uma estrutura muito maior.

ISBN 978-65-002-3807-5
Edição 1 (2021)