TEOLOGIA SISTEMÁTICA

2 Edição (Apostila Espiral)

Por Ev. Josafá P. Freire Jr.

Estudo Bíblico, Religião, Teologia

Esta página foi vista 547 vezes desde 04/03/2020
Coloração
Acabamento

Este livro faz parte da grade escolar do Instituto Bíblico de Ensino Superior Interconfessional – IBESI. É o terceiro módulo correspondente a teologia sistemática do curso básico e médio. A finalidade dessa matéria é trazer um conhecimento básico aos alunos seminaristas o conhecimento da disciplina da teologia do Novo Testamento. É um estudo de leitura fácil onde o leigo ou interessado em aprender um pouco mais sobre a Bíblia terá a oportunidade de conhecer um pouco melhor sua teologia. Iniciamos o estudo dessa matéria trazendo um breve panorama sobre o período Inter-BIblico chamado de inter-testamentário. Entendemos que para compreender melhor, e com mais clareza as doutrinas do Novo Testamento, há uma necessidade de conhecer um pouco mais sobre esse período. Quando lemos o Novo Testamento deparamos com diversas citações, que para aqueles que tem pouco conhecimento teológico, tem dificuldade na interpretação de seus textos. Expl. Lemos em alguns textos, onde citam sobre grupos radicais e religiosos como: Fariseus, Saduceus, Herodianos e outros; ou costumes e práticas do Antigo Testamento. As perguntas que ficam na mente do leigo é: Quem são esses grupos? Onde e quando surgiram? E quais eram suas atuações? Portanto entendemos que nossos alunos seminaristas poderão interpretar melhor e responder suas dúvidas com um pouco de conhecimento do período Inter-biblico, daí a importância dessa pequena introdução à teologia do Novo Testamento. Destacamos no estudo dessa matéria da teologia do Novo Testamento dois pontos Básicos que normalmente não são abordados em alguns seminários: - A Igreja não é o Reino, ela faz parte do Reino. - Atos dos Apóstolos, não é apenas um livro histórico do novo testamento, mas também um livro doutrinário que traz as ações do Espirito Santo, como doutrina.

Edição 2 (2020)
Acabamento Brochura

Ev. Josafá P. Freire Jr.

O Evangelista Josafá Paulo Freire Jr. nasceu em Palmeirina – PE no ano de 1950.

Órfão de pai e mãe, veio para São Paulo aos 9 anos de idade onde foi educado em um lar cristão.

Por seu desempenho e dedicação na Obra de Deus, teve o privilégio de exercer praticamente todos os cargos ministeriais nas igrejas em que cooperou.

J. P. Freire é Professor em Teologia e música, e escritor. dedicou-se nos últimos anos a ministrar conferências bíblicas em diversas cidades brasileiras, com temas proféticos voltados especificamente a escatologia e Bibliologia em geral.

Atualmente é diretor do Instituto Bíblico de Ensino Superior Interconfessional – I.B.E.S.I em SP.

Formado bacharel em Teologia pela FML - Faculdade Metodista Livre, e em Psicanálise com apoio da S.P.O.B (Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil), e jornalista com DRT e registro no ministério do trabalho.

Suas pesquisas teológicas levaram-no a diversos cursos complementares, na Grécia, Ilha de Patmos e em Jerusalém; alguns deles em destaques como: - Curso de Geografia e Arqueologia Bíblica com escavações em sítios arqueológicos em Israel, As Raízes Judaicas do Cristianismo, ambos pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

Participou do Seminário Internacional de Iconografia com o Tema: As muitas Faces de Deus, pela Universidade Metodista em Rude Ramos São Paulo. Mestrando em Bibliologia pela FML.

Foi agraciado com certificado em Jerusalém, como Embaixador Benevolente, espedido pelo Ministério de Turismo de Israel.

Participou do l e II Congresso de Arqueologia Bíblica em 2017/2018/ na UNASP na cidade de Eng. Coelho -SP. Foi professor no Instituto Canuto de Lima por 4 anos em Diadema em extensão da faculdade da Assembleia de Deus do Belém.

Atualmente é dedicado a ministrar aulas de Teologias e Psicanalise pelo Instituto Bíblico de Ensino Superior Interconfessional. É escritor e editor da grade dos ensinos Teológicos do próprio instituto I.B.E.S.I. E conferencista Bíblico.

Publicações relacionadas