TIROCÍNIO POLICIAL

Por Walter de Lacerda Aguiar

Ciências Humanas E Sociais, Direito, Criminologia, Direito Penal

Esta página foi vista 4459 vezes desde 29/12/2020

Este livro estabelece um modelo teórico das formas como são tomadas as decisões de um policial em situação de perigo.

Em matéria de Criminologia, apresentamos o processo de seleção de escolha, o chamado “tirocínio policial”, desde o momento da percepção do perigo, análise e avaliação do risco até a ação ou omissão propriamente dita.

Através de dados estatísticos, estudos empíricos e sociológicos, demonstramos que os policiais não são truculentos ao ponto de ser comparados à “soldados espartanos” e/ou “Robocops”, conforme costumeiramente é noticiado pela mídia brasileira.

Acima de tudo, são seres humanos dotados de falhas e sentimentos. Daí o indispensável rigor de entender como os policiais agem ou devem agir em situação de perigo. Desta forma, propiciamos ao leitor uma visão global sobre a experiência de vida desses profissionais, que para muitos, são a última esperança de Justiça e resgate da dignidade da pessoa humana.

ISBN 978-65-001-2004-2
Edição 1 (2020)
Coloração Colorido

Walter de Lacerda Aguiar

Walter de Lacerda Aguiar é mestrando em Criminologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Bueno Aires - Argentina, pós graduado em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e Criminologia pela FAMART, possui aperfeiçoamento técnico em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública I pela Escola Superior de Sargentos da Policia Militar do Estado de São Paulo e Polícia Penal pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa do Estado de Santa Catarina. É autor do livro Ostentação: A motivação do Jovens de Classe Média Alta na prática de atos infracionais análogos aos "crimes de rua" (ISBN 978-65-252-9753-8) e co-Autor do livro Manual Pratico de Criminologia Forense (ISBN 978-84-9190-683-4. Foi professor integrante de Direito Penal e Criminologia na SEI – CESUCOL - Sistema Educacional Integrado – Centro de Estudos Universitários de Colider/MT – FACIDER, assessor de gabinete do TJMT e comandante de Equipe de Força Tática da Policia Militar do Estado de São Paulo.