Tópicos Especiais em Contabilidade

Por Antonio Ronaldo Madeira de Carvalho

Contabilidade, Economia, Administração

Esta página foi vista 245 vezes desde 12/02/2023

Atualmente, vários motivos, ocasionam a mudança nas operações de uma empresa, entre elas destaca-se a mutação tecnológica, a dinâmica do mercado, entrada de novos concorrentes, inovações entre outras questões. Vários setores da economia, para sobreviver no mercado globalizado se obrigam a realizar uma reestruturação societária, que pode ocasionar em incorporações, fusões e cisões. Essas operações de restruturação da sociedade, pode ser entendida como uma metamorfose da empresa, na qual, as sociedades empresariais se modificam, com a finalidade de obtenção de vantagens econômicas e até mesmo fiscais. Logo, surgem as figuras jurídicas da transformação, incorporação, fusão ou cisão, que são procedimentos de reorganização das sociedades.

Edição 1 (2023)