BIOGRAFIA DE UMA GREVE

Por Eduardo Mamcasz

Administração, Economia, Literatura Nacional, Carreiras, Comunicação Empresarial, Tomada De Decisão E Resolução De Problemas

Esta página foi vista 8217 vezes desde 13/12/2013

“Biografia de uma greve” relata, em 30.627 palavras, os quinze dias de uma árdua parada, em novembro de 2013, sustentada debaixo de chuva e de sol intenso, em Brasília, Rio e São Paulo, por 874 “guerreiros” da EBC - Empresa Brasil de Comunicação, pressionados por 431 chefes.

Escrita pelo velho jornalista Eduardo Mamcasz, autor de vários livros, trabalhador da empresa desde 1980, este registro do cotidiano da greve vai dos piquetes nas portas da empresa aos atos na frente do Palácio do Planalto, e às passeatas pelas ruas centrais das três capitais principais.

Para os interessados no movimento grevista, este livro desnuda o confronto CUT versus PT e o comportamento ditatorial, nas negociações, por parte de companheiros que, há pouco anos, eram tão agressivos quanto no lado hoje adotado por eles na carapuça patronal capitalista.

Esta biografia, finalmente, mostra os variados momentos psicológicos, que vão do enfrentamento dos colegas fura-greve ao desânimo diante da intransigência dos gestores estranhos aos quadros efetivos da empresa, culminando na vera catarse do voto final e soberano da assembleia.

Boa greve, desculpe, ótima leitura. Obrigado pela companhia solidária.

Edição 1 (2013)

Eduardo Mamcasz

Você sabe com quem está falando?

Sou brasileiro (polaco-bahiano), natural do Paraná (Rio, Bahia, Porto Alegre), moro em Brasília (uma ilha no interior de Goyaz).

Sempre fui um gigolô de palavra (jornalista, radialista, documentarista, ex-seminarista, niilista, poeta e blogueiro multimídia raivoso).

Assim fui sustentado na vida. Nascido pobre de marré, no Sul Maravilha, nunca tive quota nem cota e nunca cheguei a presidente. Uma vez só. Do Clube do Ócio, de poetas marginais. Por isso me considero m beneficiado pela vida.

Ainda não desanimei de lutar, em todos os sentidos, na estrada desta vívida vida vivida, sempre compartilhada, porque sonho só é solidão.

Sexagenário e meio, não acho graça em furar fila ou ter vaga cativa ao estacionar, até porque continuo rodando.

Com muito gosto sempre embarco numa próxima viagem. Desde que ela me leve From Alaska to Jerusalem.

E por me considerar sempre incompleto, tenho tanto ainda para apreender.

Inté e Axé.