A Instrução de Amenemope

Por Jonas Otávio Bilda

Metafísica, Ética E Filosofia Moral, Arqueologia, Religião, Filosofia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 2034 vezes desde 21/10/2021

Amen-hotep ou Amen-em-ope, “O Deus está em paz”, foi o escriba-chefe do antigo Egito por três sucessivas administrações reais, e como tal, era responsável pelas obras escritas solicitadas por três reis: Horemebe, Ramsés I e Seti I. Amenemope foi o autor de "A Instrução de Amenemope", texto composto provavelmente durante o final do Novo Império (1189-1077 AEC). Filho de Kanakht, residiu em Akhmim, grande cidade do Alto Egito próxima a Tebas. O texto de Amenemope, semelhante em conteúdo à maior parte da instrução ou literatura sapiencial antes escrita, consiste numa coleção de máximas e admoestações práticas para a vida. Em particular, muitos paralelos foram traçados entre a forma e o conteúdo de porções da obra de Amenemope e os hebraicos Livro dos Provérbios (Mishlé), Salmos (Tehilim) e Eclesiastes (Sirach) - e vale lembrar que Amenemope viveu não menos que trezentos anos antes do reinado de Salomão em Israel.

O livro de Amenemope é amplamente considerado uma obra-prima da sabedoria do mundo antigo e segue a antiquíssima tradição que se origina no mítico Thoth ou Hermes pré-dinástico, e atravessa Ptahotep do Antigo Império. Amenemope aconselha as pessoas a se concentrarem menos no sucesso material e mais na paz interior, sendo por isso considerado como um ético da serenidade. Ele instrui seu filho e outros a cultivar a aceitação dos desígnios misteriosos dos Deuses.

Esta é a primeira tradução em português do texto britânico traduzido diretamente do rolo de papiro egípcio.

Edição 1 (2021)
Formato Pocket (105x148)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Polen

Jonas Otávio Bilda

Livre-pensador. Psicólogo e Filósofo. Autodidata em História, Religião, Literatura e Política. Tradutor e revisor. É autor de pesquisa acadêmica sobre Psicologia Clínica em “O Alvorecer das Artes do Ser” (Luminária, 2016), de ensaios filosóficos sobre Educação em “Cartas de um Solícito Acompanhante” (Multifoco, 2018), tradutor e organizador do “Livro de Veles” (Multifoco, 2020), de obra filosófico-política em "A Civilização Eterna" (Clube de Autores, 2020), tradutor e organizador do "Kalevipoeg, o épico da Estônia" (Clube de Autores, 2021) e da "Instrução de Amenemope" (Clube de Autores, 2021). Amante de Alta Cultura e tradutor de vários livros anonimamente.

Homepage: bildaescritor.com