A mídia e o menor infrator

A (re)construção da opinião pública pelo telejornalismo sensacionalista sob a perspectiva luhmanniana

Por Renato Collyer

Ciências Humanas E Sociais, Direito, Filosofia, Criminologia, Direito Penal

Esta página foi vista 910 vezes desde 18/10/2020

O livro analisa o poder de influência da mídia no debate da redução da maioridade penal, que sempre volta à tona no Congresso Nacional quando algum crime praticado por menores ganha repercussão nas telas dos telejornais. Entretanto, um dos problemas do cenário do telejornalismo é que os telespectadores são vistos e tratados como consumidores. Consumidores de um produto chamado notícia. Mas o que seria uma notícia? Uma pergunta aparentemente banal, quando se acredita que todas as notícias veiculadas pelos telejornais são a mais pura descrição da realidade, cabendo ao jornalismo apenas a sua inserção nos meios de comunicação, para que possa ser disseminada como informação para o público.

Edição 1 (2020)

Renato Collyer

Renato Collyer é professor da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais nas áreas de Sociologia e Legislação. É graduado e Mestre em Ciências Sociais e Direito, possuindo especialização em Direito Público, Política e Filosofia.