A necessidade de regulamentação ao "Direito" à eutanásia no ordenamento jurídico brasileiro

Por Murilo Cuelhar Bianchini

Direito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 223 vezes desde 20/12/2023

A eutanásia é um tema controverso e complexo, que envolve a discussão sobre a tomada de decisões em relação à vida e à morte. O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, amplamente reconhecido como um valor fundamental, busca garantir o respeito à autonomia e à integridade de cada indivíduo. Esta obra tem como objetivo analisar a relação entre a eutanásia e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, considerando os aspectos éticos, legais e sociais envolvidos. Busca-se compreender como a eutanásia pode ser abordada dentro desse contexto, levando em consideração a dignidade e o bem-estar do paciente. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente, explorando estudos e pesquisas relacionados à eutanásia, aos princípios éticos e legais que a cercam, bem como à importância da dignidade humana na tomada de decisões médicas. Foram analisados artigos científicos, leis, jurisprudências e posicionamentos éticos relevantes para embasar a discussão. Esse é um tema complexo que desafia os fundamentos éticos e legais da sociedade. Ao relacioná-la com o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, torna-se evidente que qualquer discussão sobre a eutanásia deve levar em consideração a autonomia e a qualidade de vida do paciente, equilibrando esses aspectos com os valores éticos e legais vigentes. É fundamental que sejam estabelecidos mecanismos e regulamentações adequados para garantir que as decisões sobre a eutanásia sejam tomadas de maneira responsável, respeitando a dignidade humana e protegendo os direitos individuais dos pacientes.

Edição 1 (2023)