A tomada de decisão em tempos de Big Data
um estudo com experimento científico
Código do livro: 458654
Categorias
Tomada De Decisão E Resolução De Problemas, Desenvolvimento, Não Ficção, Economia, Administração
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 33 vezes desde 20/06/2022
Versão
impressa
R$ 51,20
Valor total:
R$ 51,20
Versão
ebook
R$ 29,92
Leia em Pensatica
Valor total:
R$ 51,20
Este livro pode estar à venda na:
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

A tomada de decisão é corriqueira no cotidiano das pessoas, assim como é a atividade central dos administradores nas organizações. Dada a sua importância, o processo decisório é estudado há décadas, e evolui à medida que novos modelos estruturados são propostos. Uma das teorias clássicas prevê quatro etapas do processo decisório, formado pelas fases de inteligência, concepção, decisão e feedback. Outras duas abordagens de decisão tratadas neste estudo são a Racionalidade Limitada e a Baseada em Evidências. Um ponto comum em todas estas teorias é o uso da informação ao longo do processo. Em se tratando de informação, nos últimos anos surgiu a terminologia Big Data, que compreende o uso de grande quantidade de dados e informações de origens diversas e que podem ser utilizadas como recursos para a tomada de decisão. O grande volume de dados é a principal característica, todavia, a variedade de fontes e tipos e a velocidade de geração contínua dos dados também definem este termo. Considerando este contexto de informação e de decisão torna-se oportuno investigar a maneira como os decisores se comportam frente à crescente produção e disponibilidade destes dados, que podem gerar novos modelos de administração, ou então de competição no mercado. Para tal, considerou-se adequado o uso do método experimental, na identificação da relação causal entre a tomada de decisão e o Big Data. Para isto foi desenvolvido um contexto planejado com texto caso e situações de decisão para grupos experimentais, com o uso de informações provenientes do Big Data e grupos de controle sem o uso de tais informações. O experimento foi realizado com estudantes da área de gestão e com o uso de ferramentas ligadas ao Big Data, de vasto uso da população. Os resultados revelam que os dados provenientes de Big Data trazem a percepção de facilidade na condução de todas as etapas da tomada de decisão, todavia, não afetaram o tempo, nem a quantidade de alternativas geradas neste processo. A experiência como um fator relevante das teorias tratadas neste estudo também foi ratificada, pois, tanto nos grupos de controle quanto experimentais, o conhecimento prévio das ferramentas ou da situação vivenciada foi impactante na percepção do resultado. A percepção de assimetria informacional também foi detectada no estudo.

Características
ISBN 9786500472653
Número de páginas 93
Edição 1 (2022)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Márcio B. Silveira

Administrador de empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestrado em Administração pela Universidade Nove de Julho. Professor universitário nas disciplinas de empreendedorismo, gestão de pessoas, gestão da produção, gestão de custos, marketing estratégico, entre outras.

Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
R$ 43,84
Ebook
R$ 23,57
Impresso
R$ 41,74
Ebook
R$ 18,62
Impresso
R$ 35,79
Ebook
R$ 21,42
Impresso
R$ 39,71
Impresso
R$ 38,64
Impresso
R$ 37,94
Ebook
R$ 18,62
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários