A tomada de decisão em tempos de Big Data

um estudo com experimento científico

Por Márcio B. Silveira

Código do livro: 458654

Categorias

Tomada De Decisão E Resolução De Problemas, Desenvolvimento, Não Ficção, Economia, Administração

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 957 vezes desde 20/06/2022
Versão
impressa
R$ 58,86 R$ 52,80
Aproveite!
Valor total:
R$ 58,86
R$ 52,80
Versão
ebook
R$ 36,57 R$ 28,57
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 52,80

Este livro pode estar à venda na:

Este ebook também pode estar à venda na:
Este livro também está à venda em:
Espana
Portugal

Sinopse

A tomada de decisão é corriqueira no cotidiano das pessoas, assim como é a atividade central dos administradores nas organizações. Dada a sua importância, o processo decisório é estudado há décadas, e evolui à medida que novos modelos estruturados são propostos. Uma das teorias clássicas prevê quatro etapas do processo decisório, formado pelas fases de inteligência, concepção, decisão e feedback. Outras duas abordagens de decisão tratadas neste estudo são a Racionalidade Limitada e a Baseada em Evidências. Um ponto comum em todas estas teorias é o uso da informação ao longo do processo. Em se tratando de informação, nos últimos anos surgiu a terminologia Big Data, que compreende o uso de grande quantidade de dados e informações de origens diversas e que podem ser utilizadas como recursos para a tomada de decisão. O grande volume de dados é a principal característica, todavia, a variedade de fontes e tipos e a velocidade de geração contínua dos dados também definem este termo. Considerando este contexto de informação e de decisão torna-se oportuno investigar a maneira como os decisores se comportam frente à crescente produção e disponibilidade destes dados, que podem gerar novos modelos de administração, ou então de competição no mercado. Para tal, considerou-se adequado o uso do método experimental, na identificação da relação causal entre a tomada de decisão e o Big Data. Para isto foi desenvolvido um contexto planejado com texto caso e situações de decisão para grupos experimentais, com o uso de informações provenientes do Big Data e grupos de controle sem o uso de tais informações. O experimento foi realizado com estudantes da área de gestão e com o uso de ferramentas ligadas ao Big Data, de vasto uso da população. Os resultados revelam que os dados provenientes de Big Data trazem a percepção de facilidade na condução de todas as etapas da tomada de decisão, todavia, não afetaram o tempo, nem a quantidade de alternativas geradas neste processo. A experiência como um fator relevante das teorias tratadas neste estudo também foi ratificada, pois, tanto nos grupos de controle quanto experimentais, o conhecimento prévio das ferramentas ou da situação vivenciada foi impactante na percepção do resultado. A percepção de assimetria informacional também foi detectada no estudo.

Características

ISBN 9786500472653
Número de páginas 93
Edição 1 (2022)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Márcio B. Silveira

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho e Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará. Professor do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Impresso
de R$ 66,10
R$ 60,04
Ebook
de R$ 26,00
R$ 18,00
Impresso
de R$ 73,12
R$ 67,05
Ebook
de R$ 42,51
R$ 34,51
Impresso
de R$ 70,28
R$ 64,22
Ebook
de R$ 42,51
R$ 34,51
Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
de R$ 50,74
R$ 44,68
Ebook
de R$ 29,56
R$ 21,56
Impresso
de R$ 43,27
R$ 37,21
Impresso
de R$ 48,42
R$ 42,35
Ebook
de R$ 24,10
R$ 16,10
Impresso
de R$ 48,42
R$ 42,36
Impresso
de R$ 41,86
R$ 35,79
Ebook
de R$ 27,19
R$ 19,19
Impresso
de R$ 44,23
R$ 38,16
Ebook
de R$ 24,10
R$ 16,10
Impresso
de R$ 46,68
R$ 40,62
Ebook
de R$ 24,10
R$ 16,10
Impresso
de R$ 41,98
R$ 35,92
Ebook
de R$ 26,54
R$ 18,54
Impresso
de R$ 42,36
R$ 36,30
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários