A Verdadeira História da Bíblia

Por Raphael Andrade Sousa

Bíblia, Antiguidades E Arqueologia, Teologia, Religião, Ciências da Religião

Esta página foi vista 432 vezes desde 27/09/2023

A Bíblia Sagrada é uma série de narrativas místicas e transcendentais do encontro entre o ser humano e o Eterno. Um povo eleito por volta do século XX a.C., a partir de Abraão, inicia sua jornada rumo à Terra Prometida. Contrariando nossas crenças tradicionais, os primeiros semitas hebreus eram nômades, iletrados e rústicos em seus hábitos. As mensagens dos emissários dos reinos da Assíria e da Babilônia não deixam dúvidas acerca da percepção dos Impérios e das nações civilizadas.

Nesse passado distante, o encontro com o Sagrado não era registrado; mas antes vivido e repassado oralmente para as futuras gerações. Como um povo beduíno e de forte tradição oral se transformou no “povo do Livro”? Cerca de quinze séculos após a eleição divina, sob os escombros de destruição e vergonha pós-cativeiro babilônico, os judeus que retornaram a Jerusalém recontaram sua própria percepção da história, lançando as bases para o surgimento do judaísmo como uma religião. Mas como reconstruir séculos de tradição oral? Quais eram as principais fontes disponíveis no século V a.C., para que sábios, anciãos e sacerdotes redigissem, em um documento sagrado, os encontros com Yahweh? Quem realmente escreveu a Bíblia? E qual foi o primeiro texto a ser considerado canônico?

Em “A Verdadeira História da Bíblia”, o segundo livro da série “Spotlight: A Bíblia”, Raphael Sousa nos convida a mergulhar nas profundezas da história antiga e desvendar os eventos que moldaram o povo de Israel. Ao longo das próximas páginas, exploraremos a rica e complexa história dessa civilização, indo além das narrativas tradicionais e adentrando nas camadas mais sutis e menos conhecidas. É hora de revisitar a história e questionar se as coisas realmente aconteceram da maneira que nos ensinaram ou se acreditamos em uma narrativa enviesada e deturpada acerca de Yahweh.

Nas páginas deste livro, o autor demonstra como os verdadeiros profetas do Senhor foram silenciados, desacreditados, presos e tiveram seus oráculos distorcidos pela cúpula judaica, preocupada em manter o status quo. Nem mesmo Moisés e Elias escaparam da trama perversa de transformar Yahweh em um deus-ídolo e tribal.

“A Verdadeira História da Bíblia” está dividido em cinco partes, seguindo cronologicamente a história do povo hebreu: (i) o período de transição para a sedentarização; (ii) o período pós-conquista de Canaã; (iii) as fontes do Antigo Testamento; (iv) a formação do Cânon; e (v) a denúncia dos profetas. Mergulhe na história cronológica do povo hebreu, desde os primórdios em Gênesis até as profecias finais de Malaquias, e descubra um novo mundo de intrigas, traições e revelações que desafiarão suas concepções sobre este livro Sagrado.

Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Polen

Raphael Andrade Sousa

Olá,

Sou Raphael Sousa, ou pelo menos é esse o nome que meus pais me deram. Sou cristão, escritor, advogado e teólogo. Infelizmente, meu nome não diz com precisão quem eu sou; além disso, você já tem essa informação em minha ficha de cadastro. Sou Advogado formado pela Universidade Candido Mendes, turma de 2013, Mestre em Regulatório pela Fundação Getúlio Vargas (2016) e Mestre em Direito e Economia pela Universidade Candido Mendes (2018). Ao longo dos anos, acumulei vários diplomas e certificados relacionados com a minha profissão.

Sou vibrante em relação à educação. A educação é a possibilidade de me aprimorar, de não me conformar com o status quo, de ser um advogado e profissional melhor. Do meu ponto de vista, isso me salvou e me permitiu alcançar realizações significativas como profissional. Também estou acostumado a me definir como apaixonado pela vida, não uma parte da minha vida, mas a vida inteira. Eu não sou meu trabalho, nem minhas realizações. No entanto, ambos são o resultado de quem eu sou. Ser apaixonado pela vida me permite trabalhar de acordo e sem perder tempo. Isso me encoraja a perseguir meus objetivos. Portanto, aqui está uma outra característica sobre mim, uma segunda parte de Minh ‘alma: Eu sou comprometido.

Site Raphael Sousa: https://www.sousaraphael.com.br/

Publicações relacionadas