Autobiografia não Autorizada

Por Israel Foguel

Biografia, Biografia e Testemunho, Histórico

Esta página foi vista 629 vezes desde 14/11/2019

Há muitos anos atrás, na cidade de Mirassol, Francisca Rodrigues Sanches (nascida na Espanha em 12 de abril de 1905, filha de Bartholo Rodrigues Sanches e Maria Sanches Martines) e José Rozales (nascido na cidade de Jaboticabal, em 1902, filho de Antonio Rosales Marques e Joana Moura) se conheceram, se casaram em 9 de setembro de 1922, e formaram uma grande família.

Tiveram oito filhos (Joana, Maria, José, Cristina (Vera), Aparecida, Guiomar, Jandira e Dirce), com destaque para uma, Maria Rosales Marques, que será a razão desta autobiografia.

Em outro local, Francelina Moreira de Godoy (nascida em 25 de agosto de 1883) e Frederico Foguel (nascido em 03 de julho de 1940) se conheceram e formaram também uma grande família (Antonio, Benedito, José, Joaquim, Dionísio, Sebastiana, Avelina, Lazinha e Ana), com destaque para José Foguel que, a exemplo de Maria Rosales Marques, também será a razão desta história.

Os tempos passaram e, num dia ensolarado, Maria Rosales Marques (10 de outubro de 1928) e José Foguel (01 de abril de 1916) se encontraram. Noivaram e em um sábado, no dia 14 de outubro de 1944, se casaram.

Deste enlace matrimonial nasceram 3 filhos: Wilson Foguel (nascido em Leme em 18. De outubro de 1945), Geni Foguel (nascida em Pirassununga em 21 de novembro de 1947) e Miguel Foguel (nascido em Pirassununga em 6 de março de 1952).

E a vida simples, mas bem vivida começou a se encorpar. De uma casa para outra, de Leme para Santa Cruz da Conceição e de Santa Cruz da Conceição para Pirassununga.

Em 30 de setembro de 1952, Maria Rosales Marques e José Foguel conseguiram construir uma casa popular na rua D. Pedro II, número 155 (atual 1625), na cidade de Pirassununga.

Pirassununga nos anos 50, era uma pequena cidade do interior paulista, que faz limite com as cidades de Leme, Analândia, Porto Ferreira, Descalvado, Aguaí, Santa Cruz das Palmeiras e Santa Cruz da Conceição.

A cidade tinha poucas ruas asfaltadas. A rua D. Pedro II era uma rua muito utilizada pelas manadas de gados e cavalos que por ela transitavam, sendo levadas pelos boiadeiros, da roça para outros locais. Cheia de buracos e barrancos criados pelo escoamento das águas e esgoto, esta rua ficava em níveis bem inferiores aos das casas que a ladeavam.

E foi justamente numa noite de domingo, 24 de outubro, no ano de 1954, que em uma casa bem simples existente nesta rua D. Pedro II, sob o número 155 (atual 1625), que tem início a nossa história.

ISBN 978-85-932-3252-7
Edição 1 (2019)
Tipo de papel Couche 90g

Israel Foguel

Nasceu em Pirassununga, sob o signo de Escorpião. Além de escrever, sempre gostou de teatro, desenho, cinema e fotografia. É colecionador de séries antigas de televisão e de filmes que fazem a história do cinema.

Em 1976 formou-se em Comunicação e Expressão pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras. Na faculdade, começou a escrever montar, dirigir e atuar em peças teatrais. Em 1991 concluiu o curso superior de Pedagogia e em 2012 concluiu pós-graduação em Meio Ambiente.

Atendendo a um convite, começou a escrever, primeiramente no jornal “O Movimento”, de Pirassununga. Seguiram-se “O Imparcial”, de Aguaí; “Folha de Casa Branca”; “Folha de Palmeiras”, de Santa Cruz das Palmeiras; “A Imprensa”, de Vargem Grande do Sul; “O Popular”, de Pirassununga; “Jornal de Pirassununga”, “JC Regional” e, finalmente, a “Folha de Pirassununga”, no qual chegou a ser seu diretor.

Fundou e redigiu os jornais “O Estudante” e “O Servidor”. Foi ilustrador de um Guia de Pirassununga lançado em 1978.

No campo teatral, fundou diversos grupos. Uma de suas maiores paixões é escrever.

Em 1976 lançou o livro “Messages from my Interior”. Depois lançou mais de cem livros

Israel Foguel é professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Literatura norte-americana e Técnica Teatral. É jornalista, pedagogo, tradutor intérprete e Consultor Qualytime. Foi presidente da Comissão Municipal de Bibliotecas de Pirassununga, Agente da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, Desenhista e Fiscal de Obras da Prefeitura Municipal de Pirassununga e Diretor de Ensino do Colégio Albert Einstein

Atualmente exerce as funções de jornalista e escritor. Foi diretor do Teatro Municipal Cacilda Becker, de Pirassununga durante 27 anos; diretor proprietário da Foguel Produções; presidente da APLACE – Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciência e Educação ocupando a cadeira 28; membro correspondente da ALUBRA – Academia Luminescência Brasileira ocupando a cadeira 45; membro da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni, Minas Gerais; faz palestras em faculdades, escolas e entidades assistenciais; é colunista cultural nos jornais O Movimento e JC Regional, e nos sites reporternaressi.com.br. pirassunungatoday, pirassununga on notícias; desenvolve vários projetos culturais no município de Pirassununga; e é o jornalista responsável pelo Boletim Informativo da APLACE.

É casado com a professora Vera Lúcia de Souza Foguel (Diretora de Marketing da Foguel Produções) e tem dois filhos (William – casado com Juliana) e (Priscilla – casada com Daniel). Tem três netos (Yohann e Loren Yasmin, filhos de William e Juliana e Pyetra, filha de Priscilla e Daniel).

Nome do link: israelfoguel.com.br/

Publicações relacionadas