Carreira: Salário, Remuneração, Cargos e Funções

Por Joaquim Carlos Lourenço

Direito Administrativo E Prática Regulatória, Direito, Administração

Esta página foi vista 398 vezes desde 08/12/2021

A presente obra apresenta os principais tipos de salários e remunerações existentes no Brasil, conforme as leis trabalhistas do país, os principais tipos de cargos e funções, aspectos socioeconômicos e demográficos do mercado de trabalho, além dos fatores que são utilizados e/ou que podem ajudar na definição do valor do salário de um cargo ou função.

São apresentados de uma forma contextualizada os aspectos conceituais dos tipos de salários, os requisitos para o salário transformar-se e/ou ser considerado remuneração, a diferenciação de remuneração para salário, os tipos de remuneração e modalidades.

Espera-se, assim, contribuir com um enfoque original sobre o tema, atualizado com base nas reformas trabalhistas recentes de 2017 (Lei nº 13.419/17 e Lei nº 13.429/17), tão como as mudanças e tendências que estão ocorrendo no mercado de trabalho brasileiro atualmente.

O conteúdo deste livro é indicado para complementar os conhecimentos de executivos corporativos, gestores de recursos humanos, analista trabalhista, administradores, contadores, CEOs, empresários, analista do trabalho estrangeiros, bacharéis em direito, acadêmicos em geral, associações e sindicatos setoriais, entidades diversas e demais leitores interessados em saber sobre carreira e conhecer os aspectos do direito do trabalho no Brasil, sobretudo, quanto o salário e remuneração.

O conteúdo abordado foi dividido em sete capítulos, para facilitar a discussão da temática. No capítulo 1, apresenta-se uma contextualização de carreira e sua gestão. O capítulo 2, traz conceitos de salário e tipos de salários praticados no Brasil. No capítulo 3, é discutido a definição de remuneração e os tipos de remuneração existentes. No capítulo 4, faz-se uma diferenciação das modalidades da remuneração. No capítulo 5, aborda-se aspectos técnicos utilizados para definir o valor de um salário. No capítulo 6, são abordados os conceitos de cargos e funções. No capítulo 7, são apresentados indicadores socioeconômicos do mercado de trabalho no Brasil.

Edição 1 (2021)
Tipo de papel Couche 90g

Joaquim Carlos Lourenço

Joaquim Carlos Lourenço é Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Possui especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atuou como professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST) nos cursos de graduação em Administração e Sistema de Informação. Lecionou no curso de graduação em Administração Pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Administração, Sistema de Informação e Ciências Ambientais. Autor de diversos capítulos de livros. Tem artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, como também em periódicos nacionais e internacionais. É revisor de periódicos científicos nacionais. Atualmente, atua como escritor independente e infoprodutor.