COM DOMÍNIO DO CONDOMÍNIO

Dicas práticas do dia a dia para síndicos, administradoras e moradores.

Por RICHARD FRANKLIN MELLO D´AVILA

Tribunais, Direitos Civis, Direito Civil, Direito, Ciências Humanas E Sociais, Administração

Esta página foi vista 932 vezes desde 11/02/2023

Visando primordialmente levar até você relevante contribuição para a saúde de seu condomínio, após largo estudo, reuni uma gama de informações do dia a dia e compilei os pontos que julgo mais cotidianos que despontam com grande frequência nesse tipo de habitação, independentemente do porte físico ou da finalidade, se residencial ou comercial.

Nesse passo, reuni nessa obra algumas dicas simples, exequíveis e soluções práticas para que você, síndico(a) ou mesmo morador(a), promova ações de melhorias para toda comunidade condominial, sem maiores esforços, bastando ter boa vontade.

O que você vai aprender com este material?

Despido da retórica e tornando o tema acessível, discorro sobre os principais aspectos que os síndicos devem levar em

conta em sua gestão.

Outrossim, deixando de lado as delongas, você encontrará também no conteúdo desse livro alguns modelos para formatar sua papelaria de rotina administrativa (edital, ata de assembleia etc.), bem como poderá acessar e consultar de forma célere o Novo Código Civil, apenas no que concerne ao Direito Condominial, sem ter que navegar por outros zilhões de artigos de total insignificância para o tema em comento.

A abordagem se estende à estrutura da Diretoria Executiva do Condomínio, a função de cada membro, respectivas destituições do cargo, tratando também de questões relativas à legislação, administração financeira, contábil, acessibilidade, limpeza etc.

Aqui trato de temas polêmicos variados, tais como drogas e álcool em exagero, violência contra idosos e crianças, airbnb,

crimes contra a honra praticados em detrimento de funcionários e síndico, problemas com pets, brigas e acidentes em vagas de garagens, som alto, vizinhos barulhentos, vícios estruturais construtivos e tantos outros.

Os deveres e direitos dos moradores são amplamente enfocados, as consequentes penalidades por transgressões à Convenção, Regulamento Interno e/ou deliberações assembleares, assim como as formas de rateios das despesas ordinárias e extraordinárias.

Em suma, trata-se de uma obra a ser compartilhada entre familiares, amigos e vizinhos, independentemente de residirem no mesmo condomínio, pois confesso que minha maior satisfação é saber que uma centelha de meu humilde saber possa contribuir para uma boa convivência da sociedade, para que dias de amor e paz ocupem lugar comum por todo nosso planeta.

ISBN 978-65-266-0209-6
Edição 1 (2023)
Coloração Colorido

RICHARD FRANKLIN MELLO D´AVILA

Natural de Campinas/SP, casado, pai de três filhos e avô de duas netas.

Sócio fundador da MORELLI & D’AVILA SOCIEDADE DE ADVOGADOS (OAB/SP 22.232), graduou-se em 1.988 junto à Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) – Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito).

Advogado, inscrito no quadro da OAB/SP sob o n° 105.204 e Pós Graduado em Advocacia Consultiva.

Exerceu a função de Conciliador junto ao Juizado Especial Cível de Campinas/SP por mais de uma década, bem como junto à 5ª Vara Cível, ambos na Comarca de Campinas/SP.

Em 1.999 ocupou o cargo de Membro Suplente da Comissão do Fundo Gestor dos Direitos Difusos do Cidadão junto à Municipalidade de Campinas/SP.

Participou como membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Advogados de Campinas (AAC) em 2.002.

Ainda no ano de 2002, foi nomeado pelo Presidente da OAB local, a representar a classe dos advogados em solenidade junto à Câmara Municipal de Campinas/SP.

Exerceu o cargo de Instrutor da Comissão de Ética e Disciplina da OAB (CED) da subseção de Campinas/SP por dois mandatos, bem como foi nomeado Relator do TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da OAB por um mandato.

Ampla vivência na Europa no ano de 2014 (Londres, Paris, Montecatini e Abano Terme) a trabalho.

Possui conhecimento nos idiomas alemão, inglês, espanhol e italiano.

Autor de inúmeras matérias jurídicas publicadas em jornais, revistas e sites de maior veiculação nacional, dentre eles: Migalhas, Jusbrasil e Revista Síntese (IOB).

Em agosto de 2015 recebeu o Diploma de Mérito Jurídico conferido pela Câmara Municipal de Campinas/SP, em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade campineira.

Atuou como Diretor Jurídico de uma holding de empresas das mais variadas atividades comerciais, inclusive uma delas com sede nos EUA (Florida).

Com o intuito de prestar sempre o melhor atendimento ao cliente, participou de inúmeros seminários, simpósios, palestras e cursos de extensão, dentre eles: Marcas e Patentes, Alterações do Código de Processo Civil, Direito Condominial, Direito Empresarial, dentre outros.

Pós Graduando em Direito Empresarial, Direito Civil e Processo Civil.