DA ESTRATÉGIA À EXECUÇÃO: GESTÃO DA CADEIA DE VALOR

Esta página foi vista 556 vezes desde 07/10/2020
Coloração
Acabamento

Neste livro você verá como combinar as melhores práticas de marketing e vendas, compras, produção e logística em um modelo integrado de gestão da cadeia de valor, e como estas configurações e ações impactam o resultado financeiro da empresa. Trabalho este fundamental para criar uma empresa integrada, ágil e flexível tão necessária para os dias atuais. Com o auxílio de exemplos e com o apoio de 572 ilustrações, descubra os diversos componentes do modelo de negócio e faça seu exercício de modelagem e de como traduzir a estratégia em execução.

"A minha crença sobre gestão e suas ferramentas é que devemos conhecê-las para saber selecionar quais são importantes para cada desafio de negócio existente. Não existe um roteiro pré-definido que atenda a todos os modelos de negócio. Devemos conhecer os componentes e as ferramentas disponíveis, mas a forma como as utilizaremos e iremos combiná-las depende de cada ambiente de negócio, estratégia, cultura e estilo de liderança.

A figura que melhor representa esta metáfora é o Lego, no qual cada empreendedor e/ou gestor, com bricolagem e prototipação, desenvolve soluções inovadoras, uma vez que cada gestor deve ser um artista que inova no modelo de gestão e amplia a criação de valor para a empresa e para a sociedade.

Neste sentido, um dos desafios pessoais no qual me coloco enquanto cidadão, é poder compartilhar as ferramentas de produtividade que aprendi nos últimos 50 anos de vida e 30 anos de consultoria, a partir de interações em diversas empresas e setores. Além da atividade de consultor, desenvolvo-me como pesquisador de gestão e comportamento humano e tenho dado palestras e aulas em diversos programas de MBA.

O objetivo deste livro é compartilhar conceitos e ferramentas de gestão que permitam gestores de diversos níveis a ampliarem sua visão integrada da cadeia de valor, combinando as práticas funcionais em um modelo integrado de gestão em uma visão holística. Dessa forma, o livro serve como um kit de sobrevivência e comunicação entre as áreas, permitindo um aumento de performance e produtividade do trabalho, algo tão fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade, com responsabilidade, ética e foco humano, bem como sustentabilidade econômica, ambiental e social".

Aluizio Ancona de Faria é graduado em Administração pela FGV, com mestrado em Administração pela FGV / Bocconi, professor, pesquisador, mentor e palestrante.

Atua como consultor há mais de 30 anos em projetos transformacionais, alinhando da estratégia à execução, através da aplicação de um modelo inovador de gestão da cadeia de valor. Atuando nos mais diversos setores, como: construção, bens de consumo, educação, papel e celulose, siderurgia, bebidas, produtos químicos, dentre outros - incluindo projetos na Europa, EUA, LATAM e África.

Alinha as melhores práticas de gestão com uma visão sistêmica da empresa, combinando conceitos para garantir a geração de valor: Criar, Otimizar e Proteger o valor da empresa.

Ex-sócio da EY, Axia Value Chain. Sócio fundador da consultoria e educação “Tecemos - soluções que geram valor”.

ISBN 978-65-587-2006-5
Edição 1 (2020)