Desenvolvimento regional no Centro norte do Brasil

Por Samuel Fonseca

Geografia Humana, Demografia, Economia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 158 vezes desde 18/11/2023

Este é um livro singular, resultado de 5 anos de pesquisas e aperfeiçoamentos. Trata-se de um texto acadêmico, segundo normas da ABNT. Um livro apropriado para pesquisadores da Geografia Regional, Geoprocessamento e Economia Regional. A temática do Desenvolvimento Regional é tratada com seriedade e profundidade.

Pesquisadores envolvidos em programas de pós-graduação, graduandos e demais interessados na temática da análise espacial, sobretudo direcionada à dinâmica produtiva dos municípios encontrarão base teórica consistente na presente obra. É um livro para todos os níveis acadêmicos, porém, alunos da pós-graduação e professores universitários se sentirão mais à vontade na leitura deste texto.

A área de estudo, cuja aplicação foi realizada, é o Centro Norte do Brasil, importante recorte espacial, que possui características socioeconômicas peculiares. No texto são encontrados índices de análise regional (Quociente locacional), Análise exploratória de dados espaciais e um mapeamento proposto com base nos resultados da pesquisa realizada. Este é, com certeza, um livro que preenche uma lacuna na literatura técnica, associando análise de economia regional com técnicas de Geoprocessamento.

Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Samuel Fonseca

Samuel Ferreira da Fonseca é natural de Buritizeiro, Minas Gerais é casado com a Psicóloga Jaqueline Almeida e, atualmente, reside em Tailândia, Pará. Serve como Presbítero pela Assembleia de Deus Jardim Ouro Preto (ADJOP).

Na esfera acadêmica

Fonseca é graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e, possui doutorado em Desenvolvimento Regional na UFT - Universidade Federal do Tocantins. O autor possui mais de 30 artigos científicos, publicados em periódicos indexados. Sua principal linha de pesquisa abrange as ferramentas de Geoprocessamento.

No âmbito ministerial

O autor esteve em um campo missionário, no distrito de Cachoeira do Manteiga, entre abril de 2008 e fevereiro de 2009, pela Assembleia de Deus Min. em Buritizeiro.

Desempenhou as funções de Diácono, Professor de Escola Bíblica Dominical e de Pré-batismo, entre fevereiro de 2010 e março de 2014, na Assembleia de Deus Maanaim (Buritizeiro e Pirapora, MG).

Serviu como Diácono, Líder de Jovens, Professor de Escola Bíblica e de Preparatório para Batismo, entre abril de 2014 e janeiro do ano de 2018, na Assembleia de Deus Missão (Diamantina, MG). Ministrou várias palestras, pregações e estudos bíblicos em diversas congregações deste campo.

Sites do autor:

www.fonsekageo.com.br e samuelfonseca.com.br