Educação e Poder Legislativo

A contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas públicas de educação para no município de Porto Alegre (2001-2008)

Por Jorge Barcellos

Ciência Política, Ciências Humanas E Sociais, Educação, Democracia, Estado, Província & Governo Local, Política Pública

Esta página foi vista 689 vezes desde 06/11/2020

Como as Câmaras Municipais podem contribuir para a educação? E como seus atores interferem na produção legal? Eis as questões centrais de uma pesquisa que enfoca a contribuição do parlamento local na formulação de políticas públicas de educação no município de Porto Alegre no período de 2001 a 2008. Período marcado pela transição do governo do PT ao PMDB, a pesquisa descreve o processo da produção legal com o apoio da abordagem do ciclo de políticas públicas, considerando três etapas: a justificação do problema, a agenda governamental e a tomada de decisão. Estudo essencial no contexto de avanço do discurso neoliberal em educação com a defesa do desmanche do ensino público, aponta caminhos para educadores, sindicalistas e militantes usarem o espaço democrático do parlamento em suas lutas em defesa da educação. No momento em que a construção de consensos políticos em defesa da educação pública perde espaço para dissensos com base na defesa da privatização da educação, o estudo sugere que os atores adquirem poder quando conseguem efetuar no jogo político suas propostas de lei, enfrentando no campo da instituição legislativa, as estratégias de obstaculização impostas pelos atores de direita. Inspirado em autores de ponta nas ciências sociais como Zygmund Bauman, Slavoj Zizek e Richard Sennet, o trabalho sugere a adoção de uma postura de luta no jogo político, bem como denuncia o potencial represado de contribuição do legislativo no ordenamento legal da educação.

ISBN 978-65-001-1860-5
Edição 2 (2020)
Tipo de papel Polen

Jorge Barcellos

Historiador, Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS. Publicou "Educação e Poder Legislativo" (Aedos Editora, 2014), "O Tribunal de Contas e a Educação Municipal" (Editora Fi, 2017) e "A impossibilidade do real: introdução ao pensamento de Jean Baudrillard" (Editora Homo Plásticus, 2018). Pelo Clube dos Autores publicou "Tempos de Pandemia" e "Saber e Moralidade". É coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Porto Alegre onde é responsável pela linha de pesquisa Educação para Democracia. É colaborador dos jornais Sul21, Le Monde Diplomatique Brasil, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e do Jornal O Estado de Direito.

Blog Bebee: https://www.bebee.com/@jorge-barcellos

Blog Medium Pensamento Contemporaneo : jorgebarcellos.medium.com

Blog Pensamento Contemporaneo Blogspot: http://filosofiafrancesacontemporanea.blogspot.com/?m=1

Pensamento Contemporaneo: https://aviao.lamula.pe/2016/12/18/a-acumulacao-por-espoliacao-por-jorge-barcellos/jorgebarcellos/