Este livro nasce com a finalidade de relatar, ilustrar e ressignificar a experiência do meu processo de residência educacional dentro das perspectivas tanto do ensino particular, quanto do ensino público. Desde as etapas de observação ativa, até a instrumentalização do meu corpo como ferramenta de ensino e aprendizagem, irei expor minha rotina datada e organizada mediante a um recurso linear de escrita. Por meio de uma descrição honesta e sensível, produzi relatórios semanais orientados pelo professor Luiz Tiago de Paula durante o ano de 2022, que se tornaram documentos oficiais sobre o meu desenvolvimento profissional; que resultou na transformação do meu caráter pedagógico dentro da estrutura escolar, servindo tanto de introdução a novos residentes, quanto ao suporte dos residentes do último ano de graduação.
Esse livro é um diário, um manifesto, uma carta para ser entregue aos educadores em formação como ode a uma educação real, de possibilidades, potencialidades, tristezas e dores que só a experenciação é capaz de provocar. É sobre entender que a educação move, transforma e legitima, mas que também não se limita a casos de sucesso. Aqui, minha experiência de 2023 e 2024 também foi adicionada quando percebi que a residência dentro de mim se atualizava em constante ignição.
A residência é muito mais que a oportunidade de imersão em uma rotina escolar, ou oportunidade de experenciar pela prática, é poder usar essas lupas para enxergar em todo percurso do estudante, realidades sobre a educação como um todo. A formação, percalços, prazeres, devolutivas, experiências externas e soluções, ainda que não sejam definitivas.
Observar é ação e entender a residência como projeto de autoconstrução também é perceber a transformação de que os nossos olhos e tudo que é visto, nos provoca movimento. Estar atento ao comportamento de uma sala de aula e questionar sobre o que torna uma prática pedagógica ou não, é agir, ainda que não nos levantemos da cadeira. Logo, muitas vezes não senti a necessidade de andar pela sala, porque no meu espaço óptico, o campo de visão já definia conceitos sobre comportamento, corporeidade e relações de poder.
Organizada em três anos: 2022 por uma análise observatória e descritiva, 2023 por meio de análise avaliativa e investigativa e 2024 com considerações finais e reflexões conclusivas, fez-se nascer em 2025 a propriedade de desenvolver meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), pelo tema: “O residente educacional, por meio da análise de neurose da transferência de Freud”. Ademais, certifico, que a educação não é perfeita, mas é perfectível.
Número de páginas | 141 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Colorido |
Tipo de papel | Offset 90g |
Idioma | Português |
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