Fábulas empresariais

Um conjunto de narrativas de situações vivenciadas nas organizações – parte II

Por Thiago Zschornack

Jovens e Adolescentes, Educação de Filhos, Administração

Esta página foi vista 117 vezes desde 09/01/2024

Esta obra reúne mais um conjunto de oito fábulas escritas pelo professor, consultor, escritor e doutor Thiago Zschornack sobre situações comuns nas organizações empresariais, envolvendo principalmente gaps no exercício da liderança e nas principais responsabilidades decorrentes.

A fábula foi adotada como linguagem das narrativas por ter caráter ficcional e usar a alegoria para construir seus sentidos, não expondo, dessa forma, qualquer situação ou personagem citado. Assim, os animais, que são personagens das histórias, possuem características semelhantes às das pessoas; porém, em contextos específicos e delimitados. Nenhum animal foi escolhido em função de suas características naturais, sejam elas positivas ou negativas, pois, conforme já citado, o intuito não é associar qualquer animal aos comportamentos aqui relatados, mas sim fazer referência a comportamentos e atitudes humanas no contexto organizacional.

As histórias contadas possuem um cunho instrutivo, terminando, sempre, com uma lição de moral.

O objetivo deste livro é compartilhar essas lições com todos aqueles que buscam fazer do dia de amanhã um dia melhor do que o de hoje. Apesar de as histórias envolverem temáticas organizacionais, especialmente de liderança, gestão do conhecimento e aprendizado organizacional, as lições não se limitam ao campo profissional, podendo, assim, ser aplicadas em qualquer aspecto da vida.

Todas as fábulas desta edição foram criadas pelo autor a partir de sua experiência em passagens por organizações em que trabalhou ou de relatos compartilhados por amigos ou terceiros. O intuito das fábulas é sempre transmitir algo positivo, um aprendizado, uma lição ou mesmo uma reflexão para se assimilar aos poucos...

Como maneira de enriquecer as lições deixadas em cada narrativa, ao final de cada um dos textos, são apresentadas as principais lições de moral em forma de máximas e três parágrafos de uma breve explicação à luz das teorias de gestão e liderança, possibilitando ao leitor, assim, ter mais base técnica dos temas abordados.

Então, caro leitor, aproveite mais uma vez este livro, tire o melhor dele e compartilhe sempre que possível as boas lições!

Edição 2 (2024)

Thiago Zschornack

É proprietário da THZ Consultoria, Treinamentos e Produções e sócio na Zschornack Empreendimentos Imobiliários. É professor universitário desde 2009, atuando em cursos de graduação e pós-graduação.

É doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). É mestre em Saúde e Meio Ambiente.

Possui especializações nas áreas de Gestão da Qualidade, Gerenciamento de Projetos, Engenharia de Produção, Engenharia de Suprimentos, Engenharia de Segurança do trabalho, MBA em Gestão Ambiental e Lean Seis Sigma.

É graduado em Administração, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Gestão de TI.

THZ Consultoria: www.thzconsultoria.com.br