FINANÇA$ SEM CRISE

uma história de 'gênios' e 'idiotas'

Por Luiz Antonio Campos de Barros Barreto

Administração, Economia, Educação, Finanças Corporativas, História Econômica, Tomada De Decisão E Resolução De Problemas

Esta página foi vista 1739 vezes desde 25/04/2017

FINANÇA$ SEM CRISE: UMA HISTÓRIA DE ‘GÊNIOS’ E ‘IDIOTAS’ é uma introdução bem humorada dos principais conceitos financeiros, facilitada pela narrativa de exemplos históricos.

Nela personagens, como os Cavaleiros Templários, os Piratas do Caribe, Isaac Newton, os irmãos Rothschild, assim como ganhadores do prêmio Nobel, se revezam na demonstração de que em se tratando de administração financeira o importante é ter um sólido entendimento básico pessoal, pois no final das contas é muito difícil separar os ‘gênios’ dos ‘idiotas’.

Seria de se esperar que, devido à nossa interação quase que diária com a administração financeira doméstica, o entendimento de Finanças fosse uma prioridade. Infelizmente, desinteresse ou pretensão estão no cerne de todas as crises financeiras.

Elas podem ser minimizadas de uma única forma: através do conhecimento de causa.

Parte da razão para a abordagem desinteressada ou pretenciosa vem da maneira absurdamente complexa ou enfadonhamente primária com que a disciplina de Finanças é, usualmente, apresentada. Todavia, o aprendizado financeiro não precisa ser assim.

A proposta de FINANÇAS SEM CRISE: UMA HISTÓRIA DE ‘GÊNIOS’ E ‘IDIOTAS’ é a de apresentar conceitos básicos e fundamentais, tais como:

• Dinheiro

• Juros

• Contabilidade

• Planejamento financeiro

• Segregação entre agente e principal

• Arbitragem

• Valor presente líquido

• Relação risco e retorno

• Opções

• Finanças comportamentais e evolucionárias

• Suficiência e resiliência financeira

... através de histórias reais de sucessos e fracassos, associadas a personagens curiosos, retirando sua mística.

A meta é mostrar que, em se tratado de Finanças, um bom domínio dos fundamentos, alcançado de maneira agradável e indolor, é o que realmente importa para se enfrentar o desafio das crises que ainda estão por vir.

Edição 1 (2017)

Luiz Antonio Campos de Barros Barreto

LUIZ ANTONIO CAMPOS DE BARROS BARRETO possui mais de três décadas de vivência profissional em Finanças, adquirida no Brasil e nos Estados Unidos. Obteve essa experiência multinacional assumindo responsabilidades crescentes em diversas funções financeiras, incluindo quatorze anos como Diretor Financeiro de duas das maiores editoras brasileiras.

É formado em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ, tendo Mestrado em Engenharia Industrial/Finanças pela própria PUC-RJ e MBA pela Universidade de Dallas, Texas, sendo também um ‘Gerente de Tesouraria’ certificado pela “Association for Financial Professionals” dos Estados Unidos.