Gestão de Projetos

Especificidades e impactos nas pequenas engenharias

Por Helcio Gonçalves

Liderança, Engenharia, Desenvolvimento Profissional, Engenharia E Tecnologia, Desenvolvimento Humano, Administração

Esta página foi vista 357 vezes desde 04/10/2023

Um trabalho inédito, que traz uma síntese de boas práticas de gestão de projetos, maturidade e fatores de sucesso associados ás características inerentes das pequenas e médias empresas.

Na literatura sobre gerenciamento de projeto observa-se uma lacuna de pesquisas relacionadas às pequenas e médias engenharias. Negligenciam-se as limitações e características das pequenas empresas. A identificação destas limitações e suas influências permitem compreender melhor os impactos no atendimentos dos fatores de sucesso, que ditam o desempenho dos projetos nas empresas de menor porte.

Portanto, tenho plena certeza de que ao ler esse livro você se idenficará com várias situações que vivencia todos os dias no seu trabalho.

Afim de contribuir com o preenchimento desta lacuna da literatura sobre gestão de projetos para pequenas engenharias, este livro apresenta uma metodologia de avaliação dos efeitos das especificidades encontradas nas pequenas e médias empresas (PME) acerca da maturidade em gerenciamento de projetos e nos fatores de sucesso. Os resultados obtidos nesta avaliação, a partir de uma pesquisa em campo, comprovam a influência das especificidades da PME no baixo desempenho dos projetos, apontando direções para que empresas de menor porte possam melhorar seus processos e alcançar um maior índice de sucesso em seus projetos.

No capítulo final disponibilizo uma ferramenta de diagnóstico para compilar e medir a situação atual da sua gestão em relação a cada um dos fatores críticos de sucesso, permitindo uma análise mais detalhada de quais aspectos no seu processo de desenvolvimento podem ser otimizados.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

Helcio Gonçalves

Nasci na pequena e fria cidade de Rio Negrinho, no alto da serra do Planalto Norte de Santa Catarina. Tive uma infância feliz, morando com minha família numa estação de trem, em meio a locomotivas, vagões e ferroviários. Saí de casa aos 15 anos para estudar. A liberdade foi minha companheira em toda infância e adolescência.

Segui minha carreira na área de engenharia, projetando máquinas, criando áreas de manufatura. Técnico, Graduado, Pós Graduado, Mestre em Engenharia de Produção, também leciono, sou professor universitário. Me arrisco a desenhar alguns traços e a escrever meus textos.