GLOSSÁRIO DE MEIO AMBIENTE

Esta página foi vista 6457 vezes desde 14/05/2012
Coloração
Acabamento

Este glossário contém explicações de palavras relevantes nos estudos ou ações ambientais. Neste sentido, os termos são relatados para um rápido acesso. Está em linguagem rápida e acessível, os temas são multidisciplinares.

Creio que é mais um importante instrumento para dar maior solidez ao meio acadêmico e a sociedade pela luta em preservar o meio ambiente.

Assim, conectei as palavras que são mais usadas em estudos ambientais agregando um toque inovador e consistente no trato com as questões ambientais.

Estou nesta área a 15 anos e sempre busco um glossário para obter maiores informações e palavras no qual não tenho um profundo conhecimento das palavras.

Edição 1 (2011)
Acabamento Brochura

# CARLOS FERNANDO LEMOS # JULIANA JÉSSICA GOMES #

PROFESSOR ADJUNTO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

## Pós-Doutorado em ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - UFV (2007/2008)

## Doutorado em GEOQUÍMICA AMBIENTAL pela Universidade Federal Fluminense com Sandwish na Espanha no Ministério do Meio Ambiente Espanhol - UFF/MMA-Madri (2006)

## Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2000) ## Especialização em ENGENHARIA AMBIENTAL- UFRJ / COPPE (1993)

## Especialização em MBA - MASTERS OF BUSINESS ADMINISTRATION - Fundação Getúlio Vargas - FGV - Gerencia de Empreedimento em SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) 2007/2008

## Graduação em METEROROLOGIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1993).

TRABALHOU NO INPE COMO PESQUISADOR (INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE/CPTEC).

## COORDENADOR DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃOI AMBIENTAL DA UFV (2012 - 2013)

## COORDENADOR DAS DISCIPLINAS: 1) Meteorologia e Climatologia, 2) Monitoramento e Qualidade do ar, 3) Gerenciamento de Resíduos Sólidos, 4) SIG Sistema de Informações Geográficas e GPS, 5) Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Ambientais e 6) Projeto Final de Curso. Já orientou 13 alunos em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

## COORDENADOR DOS PROJETOS:

1) PROJETO CIMOS Centro Integrado de Monitoramento de Seca do Estado de Minas Gerais.

2) PROPAPEL - Gerenciamento e Controle de Papel e Papelão dentro do campus Universitário.

3) RECICLAÇÃO - Gerenciamento e Controle de Resíduos Sólidos dentro do campus Universitário.

## Atua como revisor científico na Revista Brasileira de Meteorologia e a Revista Ciência & Natura;

## Participou da COMUNICAÇÃO NACIONAL INICIAL DO BRASIL À CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) SOBRE MUDANÇA DO CLIMA (2004),

## Possui mais de 81 publicações na Revista CLIMANÁLISE - Aspectos Climáticos e Sinóticos no Brasil (1995- 2003);

## Experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando nas áreas: METEOROLOGIA, CLIMATOLOGIA, CÁLCULO DE CARBONO, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, RESÍDUOS SÓLIDOS E MEIO AMBIENTE.