Liberdade Econômica e Crise Civilizatória

Por José Micaelson Lacerda Morais

História Econômica, Desenvolvimento, Condições Econômicas, Economia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 499 vezes desde 04/04/2023

A “liberdade econômica” do neoliberalismo está nos levando a um colapso civilizatório. A busca pela eficiência econômica tem se sobreposto de forma radical aos interesses da sociedade e do uso sustentável do meio ambiente. Nesse sentido, este ensaio procura discutir a relação entre liberdade econômica e crise civilizatória. Procuramos apontar como a liberdade econômica promovida pelo neoliberalismo, sob o comando do capitalismo com dominância digital-bélico-financeira, terminou por promover uma combinação de sociabilidade/civilidade pós-moderna totalmente contraditória. Pois, marcadamente associal/atissocial e tanto ambientalmente quanto belicamente autodestrutiva.

ISBN 978-65-266-0079-5
Edição 1 (2023)

José Micaelson Lacerda Morais

Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri – URCA, desde 1995. Graduado em Ciências Econômicas pela mesma Instituição, mestre em Engenharia de Produção, pela UFPB, doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia, pela UFRJ, e pós-doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico – CEDE, da Unicamp.