Macroeconomia Brasileira

Que país é este? Histórico, limites e projeções.

Por Marco Antônio Gama

Administração, Desenvolvimento Humano, Economia, Condições Econômicas, Econometria, Educação / Administração

Esta página foi vista 1900 vezes desde 06/11/2020

Macroeconomia Brasileira mostra, por meio de uma análise histórica apurada, quais são os limites da economia brasileira, as expectativas para o curto, médio e longo prazo, e o que precisa ser feito para ampliar os limites da economia e para escapar da armadilha do baixo crescimento.

Textos técnicos, em sua grande maioria, são de difícil leitura e exigem o conhecimento prévio de fundamentos e conceitos para sua compreensão, o que afasta pessoas interessadas e necessitadas de conhecimento macroeconômico, mas não iniciadas em teorias acadêmicas. O propósito deste livro é, exatamente, suprir essa lacuna e oferecer aos leitores de todos os níveis de conhecimento, do mais especializado ao menos afeito às teorias econômicas, a possibilidade de conhecer o Brasil sob a perspectiva macroeconômica, que é, em essência, uma ciência social, que expressa, numericamente, as ações e reações da sociedade em toda a amplitude de suas necessidades.

ISBN 978-65-001-1265-8
Edição 1 (2020)
Acabamento Brochura s/ orelha

Marco Antônio Gama

Formado em Engenharia Civil com ênfase em Engenharia de Transportes - medalha de prata da turma de 1993 da Escola de Engenharia Kennedy -, especializou-se em Estruturas de Aço e Concreto na Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu mestrado executivo Lato Senso em Finanças no IBMEC, e em Gestão Financeira e Controladoria na Fundação Getúlio Vargas, aprofundando seu conhecimento em Planejamento Estratégico e Implementação na University of Michigan Business School. Sólida formação pela Symnetics e larga experiência em implementação de Gestão Estratégica com Balanced Scorecard. Em Produtividade, graduado como Six Sigma – Black Belt, pela GE Brasil Corporate. Certificado em Gestão Avançada APG pela Amana-Key.

Marco Antônio Gama trabalhou, desde 1978, em Planejamento Orçamentário. Nos últimos trinta anos, dedicou-se ao Planejamento Empresarial – Estratégico, Tático, Operacional e Orçamentário - de empresas de grande porte no setor de Construção Pesada no Brasil, na América Latina, no Caribe, na África, em Portugal e nos Estados Unidos, e no setor de Concessões Rodoviárias, Metroviárias e Aeroportuárias no Brasil, desenvolvendo, implementando e capacitando centenas de profissionais em Planejamento Empresarial, Análise e Projeção Macroeconômica e administrando o Planejamento Corporativo Estratégico das empresas nas quais trabalhou.

Fundador da Dephato Macroplanejamento - Desenvolvimento Empresarial – Promoção Humana Aliada à Transformação Organizacional. Empresa de consultoria especializada em Planejamento Empresarial –Estratégico, Tático, Operacional e Orçamentário -, em Macroeconomia – Análise e Projeções -, e em Treinamento e Capacitação de profissionais.