O MOTORISTA DA INTERNET E OUTRAS ESTÓRIAS SOBRE O BOM PENSAR

Melhores textos - Edição 2023

Por Fernando Barrichelo

Administração, Economia, Educação, Comunicação Empresarial, Desenvolvimento, Tomada De Decisão E Resolução De Problemas

Esta página foi vista 744 vezes desde 13/01/2021
Acabamento

O MOTORISTA DA INTERNET e OUTRAS ESTÓRIAS SOBRE O BOM PENSAR

O motorista da internet é um dos textos de Fernando Barrichelo publicados nas mídias sociais e foi escolhido para ser o título deste livro pois representa uma crítica a um comportamento frequente atualmente. Em plena era digital com acesso ilimitado a informação, são inúmeras são publicações superficiais e a leitura apressada.

Esta coletânea pretende fazer o oposto, ou seja, textos mais elaborados para uma leitura mais calma e atenta. Os temas são voltados a tomadas de decisão, vida corporativa, raciocínio crítico, psicologia e filosofia. Por exemplo, confira se uma ideia deveria ser boa independente de quem fala, o poder do raciocínio estruturado, a falácia do argumento da ignorância e porque “pensar fora da caixa” é um conselho equivocado. Todos os textos podem gerar novos insights e conhecimento.

Este livro reúne os principais artigos de Fernando Barrichelo até Março de 2023. Foram selecionados 102 textos, classificados em três tipos: ensaios, artigos e posts. Todos possuem algum conceito com indicações de leitura, totalizando 170 referências.

Eles podem ser lidos em qualquer ordem, com duas exceções. Sugerimos ler primeiro a apresentação (sobre motoristas, gaivotas e saudades) e o prefácio (a importância da leitura lenta, atenta e contínua).

Não deixe de conferir os quatro personagens inspiradores e anotar as referências bibliográficas para continuar na sua jornada do conhecimento.

Esperamos que uma leitura lenta e atenta, navegando pelos artigos, lhe propicie muitos insights e reflexões.

Clique em "Leia um trecho" para conhecer o sumários e introdução.

Clique em www.estrategiasdedecisao.com para mais detalhes.

Alguns ensaios:

SÉRIE: O BOM PENSAR

O poder do raciocínio estruturado

Uma boa ideia deveria ser boa independente de quem fala?

O que aprendi com jovens com autismo

Imaginação é mais importante que conhecimento

O argumento da ignorância

A ilusão da explicação profunda

Não pense fora da caixa, pense em outra

Manteiga causa felicidade e felicidade causa lucro?

Porque você prefere um caminho pior e ainda fica mais feliz

Racionamento coletivo funciona?

SÉRIE: CARTAS A UM JOVEM EXECUTIVO

Carta 1: O emprego ideal e as partes chatas

Carta 2: Reclamação e trabalho duro

SÉRIE: A LÓGICA DA COOPERAÇÃO

O dilema dos prisioneiros

As duas soluções para a cooperação

Outros dilemas da cooperação

SÉRIE: A LÓGICA DOS INCENTIVOS

Conheça os verdadeiros incentivos do outro

Ameaças críveis e navios queimados

O jogo do ultimato

O paradoxo do chantagista

O leilão do dolar

Competidores na mesma rua

O jogo da divisão do bolo

Seu smartphone é o novo caça níquel

Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura

Fernando Barrichelo

Fernando Barrichelo é engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e Master in Business Administration (MBA) pela Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos.

Sua paixão por Teoria dos Jogos teve início na época de MBA, quando se aprofundou no tema e recebeu dois reconhecimentos: melhor assistente de professor do ano nesta disciplina e melhor projeto na disciplina de estratégia ao incorporar a Teoria dos Jogos como um elemento importante para executivo de empresas.

A partir daí começou a pesquisar várias publicações sobre Teoria dos Jogos e sua ligação com o pensamento estratégico e aplicações nos ambientes empresariais e cotidiano das pessoas.

Publicou seus artigos de forma segmentada em seu site até reuni-los neste livro com o objetivo de aprofundar e estruturar a disciplina para insights em cenários de competição e cooperação. Está disponível para palestras sobre o tema.

Para falar com o autor, escreva para fernando@barrichelo.com.br ou acesse www.barrichelo.com.br.