O Negro no Brasil

Um histórico de desvantagens e a luta por reparação

Por Leandro de Assis

Estudo Das Minorias, Discriminação & Relações De Raça, África, Geografia E Historia, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 842 vezes desde 10/05/2021

Este livro traz à tona a recente discussão sobre quem tem direito as cotas nas universidades públicas e outros concursos públicos no Brasil, se apenas negros que apresentam o fenótipo ou se também autodeclarados. Para responder a tal questão foi necessário um passeio pela história da população negra do país elencando o tratamento desigual por parte do Estado e também da sociedade, começando pelo Brasil Colônia abordando as concessões de terras feitas pela Coroa Portuguesa aos primeiros colonizadores também conhecidos como Capitães Donatários e posteriormente o tratamento vantajoso da República com os imigrantes europeus em comparação ao tratamento dispensado à população afrodescendente recém-saída, pelo menos de forma oficial (Lei Aurea), da escravidão. Além do tratamento desigual no que tange a liberdade, ao trabalho e às concessões que foram feitas a população branca deste país, não poderia ficar de fora o sistema educacional brasileiro e a ausência de negros nas escolas oficiais que eram proibidas para os escravos, já que estes não eram considerados cidadãos brasileiros, portanto não tinha direito a educação.

Edição 1 (2015)

Leandro de Assis

Autor dos livros:

- O Poder Transformador da Leitura - Hábitos e estratégias para ler mais. 1ª ed. Maringá: Viseu, 2021.

- O Negro no Brasil: Um histórico de desvantagens e a luta por reparação. 1ª ed. Clube de Autores, 2020.

- Eu Sou Todo Poema, Rio de Janeiro: CBJE, 2007.

- Inquietações, Ponto de Cultura Editora, Maricá/RJ, 2009.

- Co-autor do livro: Fala Escritor em Prosa e Poesia, Pára de Minas/MG: Editora Virtual Books, 2010

- Organizador do livro Até Aqui nos Ajudou o Senhor, Pára de Minas/MG: Editora Virtual Books, 2011. Resultado do Concurso Literário Ebenézer.

Colaboração Literária: Idealizador e um dos organizadores do Projeto Fala Escritor,