O VÍNCULO SOCIAL DO EDUCADOR E DO EDUCANDO

Por CLAUDIO MARCIO DOS SANTOS

Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Educação

Esta página foi vista 514 vezes desde 18/04/2020

O vínculo social, entre esses dois atores: educador e educando, proporciona um ensino de qualidade ou pode obliterar esse processo? Existiriam outros laços sociais que poderiam intensificar uma maior ou menor aprendizagem? Procuramos nesse artigo considerar não somente o viés do vínculo social institucional do professor e aluno, porém os laços sociais que perpassam por essa relação, consideramos também a questão da disciplina, não com o viés punitivo, porém constituído por regras que possibilitam uma melhor adequação interacional, não olvidamos que se existe a aplicação da disciplina para corrigir, coordenar e organizar ações; também há nessa relação muitos momentos de indisciplina, que, não podem ser apenas vistos como negativos, porém têm seu potencial de positividade, tendo em vista a sua demonstração de autonomia e criticidade.

De forma simples entendemos que o laço é um nó, em se tratando de laço social, seria o nó que nos une socialmente, os laços sociais seriam então os diversos nós que nos ligam a diversas relações humanas. Iniciando na sociedade primária: a família é considerada o primeiro nó social. Tendo em vista a relação inicial de sobrevivência, enquanto mamíferos, o seio materno (ou de quem nos amamenta), o primeiro contato com um ser humano, após o parto, que efetivamente nos conduz a um tipo de relação afetiva – um laço social. Nossas realizações pessoais, ao longo de nossa vida, estão entrelaçadas com as relações de convivência em grupo e a reciprocidade de conhecimentos.

Edição 1 (2020)

CLAUDIO MARCIO DOS SANTOS

Atualmente atuo como Orientador Educacional Professor de Ensino Religioso, habilitado para lecionar e lecionando: Sociologia, Filosofia e Disciplinas Pedagógicas em Colégios e Escolas Estaduais SEEDUC/RJ.

Lecionei PRONATEC/SENAC - Téc. Administração.

Lecionei PRONATEC/UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - Gestão de Pessoas, Logística, Escrita Fiscal e Legislação Tributária.

Pedagogo,

Pós-Graduação em: