Qualificação Validação

Por José Claret Theodoro da Silva

Administração, Didáticos, Guias De Estudo, Profissional

Esta página foi vista 8428 vezes desde 12/03/2014

O livro pretende compilar de forma concisa os fundamentos teóricos da Qualificação e Validação de Processo e abordar os impactos de suas análises na rotina de uma indústria. A Qualificação é uma necessidade básica para a Validação.

Existem casos onde se utiliza o termo “Validação”, inclusive em substituição ao termo “Qualificação”. Perceba que a Validação e a Qualificação possuem, essencialmente, o mesmo conceito.

Em geral, aplica-se o termo Qualificação para equipamentos, utilidades e sistemas, enquanto Validação se aplica a processos. Assim, a Qualificação constitui-se uma parte da Validação.

Edição 1 (2014)

José Claret Theodoro da Silva

José Claret Theodoro da Silva, conhecido nos meios acadêmicos e nas empresas por onde passou como Prof. Théo.

Nascido em José Bonifácio (SP) em 1960, e formado em Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas pelas Faculdades Oswaldo Cruz da cidade de São Paulo onde também fez curso pós-graduação e se especializou em Gestão de Qualidade. É Mestre em Produção e Controle de Medicamentos e Cosméticos pela Universidade de São Paulo.

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/ProfTheo