Remuneração, salário, cargos e funções

Por Joaquim Carlos Lourenço

Trabalho Social, Direito Administrativo E Prática Regulatória, Contratos, Direito, Ciências Humanas E Sociais, Administração

Esta página foi vista 877 vezes desde 20/03/2021
Acabamento

A remuneração é todas as vantagens monetárias e benefícios oferecidos pelo empregador ao empregado pelo seu trabalho, seja para execução de atividades que requerem a força física, habilidade científica, artística ou intelectual, por um período de tempo determinado ou não, previamente acordado entre as partes.

Nessa perspectiva, a presente obra apresenta o conceito de remuneração e suas modalidades, a definição de salário e os principais tipos de salários existentes no Brasil, além da caracterização de cargos e funções. Empenha-se, assim, em apresentar um enfoque original sobre o conceito de remuneração, salário, cargos e funções, atualizado com base na reforma trabalhista de 2017 (Lei nº 13.467/17).

O livro foi inspirado de um artigo desenvolvido no curso de graduação em Administração. A ideia de publicá-lo como livro surgiu da repercussão positiva do conteúdo do artigo, com diversas citações acadêmicas, além de feedbacks de leitores, que evidenciaram a carência de uma bibliografia consolidada sobre este tema, tão comum na rotina de gestores de recursos humanos, analista trabalhista, entre outros.

Ademais, a forma holística como o tema é tratado e correlacionados com outros complementares, facilita a compreensão. Trata-se de uma obra sucinta, mas com conteúdo consistente, indicada para complementar os conhecimentos de executivos, gestores de recursos humanos, analista trabalhista, administradores, contadores, CEOs, empresários, analistas do trabalho estrangeiros, bacharéis em direito, acadêmicos em geral, associações e sindicatos setoriais, entidades diversas e os leitores interessados em conhecer os aspectos da remuneração e salário.

Para facilitar a discussão da temática, os assuntos abordados foram divididos em quatro partes. A primeira parte traz uma discussão sobre o conceito de remuneração e dos tipos existentes. Na segunda parte aborda as modalidades da remuneração e os tipos de jornada de trabalho. Na terceira parte é apresentado a definição salário e os tipos de salários praticados no Brasil. Na quarta parte são elencados aspectos sobre cargos e funções, além da conceituação de profissões. E, por último, as considerações finais.

Edição 1 (2021)
Acabamento Brochura

Joaquim Carlos Lourenço

Joaquim Carlos Lourenço é Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Possui especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atuou como professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST) nos cursos de graduação em Administração e Sistema de Informação. Lecionou no curso de graduação em Administração Pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Administração, Sistema de Informação e Ciências Ambientais. Autor de diversos capítulos de livros. Tem artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, como também em periódicos nacionais e internacionais. É revisor de periódicos científicos nacionais. Atualmente, atua como escritor independente e infoprodutor.