Por Elisandro Carvalho

Historiografia, América Latina, África, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 392 vezes desde 19/07/2023

A obra é um mergulho em uma jornada histórica que atravessa séculos e fronteiras, desvendando os complexos laços da escravidão que marcaram a América Espanhola até chegar à região do Cariri, no Ceará.

De pesquisa minuciosa e narrativa envolvente, conduz o leitor por caminho repleto de desafios, emoções e reflexões. Ao penetrar suas páginas, somos transportados para um período marcado por profundas injustiças e opressão, mas também de resistência e luta por liberdade.

Aqui, são desveladas histórias ocultas e vozes silenciadas daqueles que foram escravizados e explorados ao longo dos séculos. Iluminando experiências individuais e coletivas, sofrimentos e conquistas desses homens, mulheres e crianças que enfrentaram as agruras da escravidão. São relatos vívidos e análises perspicazes que constroem uma argumentação poderosa que nos obriga a confrontar a realidade brutal da escravidão e refletir sobre suas consequências até hoje.

Ao explorar a trajetória da escravidão na América Espanhola e sua influência na região do Cariri cearense, são desvendadas conexões históricas que muitas vezes são esquecidas ou negligenciadas.

São territórios marcados pela dor, exploração econômica e degradação humana, mas também por formas resilientes de resistência cultural e afirmação da dignidade humana.

Que as páginas deste livro inspirem reflexões profundas e nos instiguem a trabalhar pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária, livre dos grilhões do passado.

Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)

Elisandro Carvalho

Elisandro Pereira de Carvalho nasceu em Araripe/CE, em 11 de fevereiro de 1978.

É escritor, autor de Rótulos e Réus: a Prática de Labelling Approach no Sistema Jurídico-Penal Brasileiro; Ensaios Acadêmicos; Sangue, Suor e Cativeiro: um olhar sobre a escravidão da América espanhola ao Cariri cearense; História da Polícia no Brasil: dos quadrilheiros à Chefatura de Polícia; Notas Para a História dos Municípios de Araripe, Saboeiro e Assaré no Século XIX e Araripe: "Lugar Onde Nasce o Dia" - 100 Anos de Gênese Documentada; pesquisador e historiador autodidata.