Saturnices

Por Jamescley Almeida de Souza

Filosofia / Religião, Estética, Poesia, Filosofia

Esta página foi vista 538 vezes desde 02/01/2022

O que se segue pode ser resumido da seguinte forma: é a minha primeira tentativa de colocar em versos algumas inquietações de meu ser existencial. E resolvi colocar o título de saturnices porque sou regido por este astro: austero, duro, implacável, solitário e que gosta de fazer pesar toda a sua influência sobre nós. É por isso que o título também poderia se chamar capriquices: elucubrações de gente chata. Mas aí está.

Este pequeno livro de poesia está dividido em quatro partes. A primeira é fruto de minha passagem pelo curso de Letras, de reflexões dilatadas sobre a língua portuguesa e a linguagem; uma tentativa de transformar em poesia os assuntos que mais me chamavam a atenção dentro da estrutura e do funcionamento de nosso idioma.

A segunda parte trata da Amazônia, meu espaço de existência, meu lugar no mundo. São dois poemas: um dedicado ao caboclo amazônico, tentando mostrar como os ádvenas o veem e não o entendem. Este poema me lembra muito a canção “Reconvexo”, de Caetano Veloso, por meio da qual ele respondeu ao pernóstico Paulo Francis – que o menosprezava – destilando doses cavalares da cultura baiana, que o jornalista carioca não conhecia e sequer conseguia enxergar.

Edição 1 (2022)
Formato Pocket (105x148)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Polen

Jamescley Almeida de Souza

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia e Mestre em Letras (Estudos Literários).