TURNAROUNDER

Os segredos de uma reestruturação de empresa de sucesso

Por PEDRO GUIZZO

Administração, Não Ficção

Esta página foi vista 1216 vezes desde 16/05/2020

Turnaround é o termo em língua inglesa usado em todo o mundo, e também no Brasil, como referência à atividade de Reestruturação de Empresa. De forma literal, turnaround significa uma mudança abrupta de situação, especialmente resultando numa situação melhor e mais favorável.

Todo ano no Brasil, quase três mil empresas passam por situação de dificuldade financeira aguda, o "distress". Isso representa perto de R$100 bilhões em inadimplências bancárias todos os anos e cerca da metade destas empresas acaba recorrendo à Recuperação Judicial.

Quando uma empresa se depara com uma situação de distress, um doloroso processo de revisão de práticas e comportamentos de gestão é necessário. Os empresários e executivos que não conseguem romper com os vícios do passado tendem a continuar na rota de destruição de valor em que se encontram.

O processo de reestruturação das empresas em distress exige conhecimento, experiência, metodologias comprovadas e um perfil específico de gestão para ter sucesso.

Este livro consolida os principais pilares de uma reestruturação de empresa desenvolvidos em 20 anos de prática e revela os segredos para um Turnaround de sucesso.

ISBN 978-65-860-6936-5
Edição 1 (2020)

PEDRO GUIZZO

Pedro Guizzo já participou de mais de 20 processos de reestruturação de empresas e de mais de 200 processos de M&A tendo concluído reestruturações de dívidas e transações de M&A somando mais de R$15 bilhões em valor, no Brasil e exterior. Ao longo de sua carreira, além de atuar como consultor e assessor financeiro, também assumiu posições como CEO e Membro de Conselho de Administração para conduzir processos de turnaround e criação de valor para diversas empresas.

Pedro Guizzo fundou uma das mais respeitadas empresas de turnaround do Brasil, a IVIX Value Creation; também é fundador, coordenador e professor do curso de Turnaround Management da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Fundador da instituição Turnarounders, Pedro Guizzo é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo com MBA pela Judge Business School, Universidade de Cambridge na Inglaterra; é certificado como Chartered Financial Analyst pelo CFA Institute e como Gestor de Projetos pelo Project Management Institute.

É autor de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior em veículos como o MIT Sloan Management Review, Turnarounders, Debt Business Magazine, HSM Management, JOTA, além do livro Turnarounder: Os Segredos de uma Reestruturação de Empresa de Sucesso.