Virtudes e Dilemas Morais na Administração

Por Mauricio C. Serafim (org.)

Administração, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 1014 vezes desde 25/11/2020

A ideia deste livro surgiu durante a elaboração do plano de ensino da disciplina Virtudes e Dilemas Morais na Administração, oferecida pela primeira vez para estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Esag/Udesc no segundo semestre de 2019. Foi minha primeira tentativa de expor em sala de aula uma abordagem que vem se revelando um dos caminhos mais abrangentes para vivenciarmos de maneira real e efetiva a dimensão ética na Administração, para lidarmos com os dilemas que enfrentamos todos os dias na gestão das organizações e de nossas vidas, e desenvolvermos as capacidades necessárias para tomar as melhores decisões.

Este livro pretende apresentar ao público brasileiro uma amostra dessa abordagem. O fio que dá sustentação à obra é a ética das virtudes, incluindo temas correlatos que buscam conversar com ela. A reunião dos quinze artigos com temas tão variados é difusa, porém não é dispersiva. A Parte I oferece uma breve introdução, panorama histórico e alguns desdobramentos atuais sobre a ética das virtudes na Administração Pública e Business Ethics, contextualizando os demais textos que se seguem. A Parte II, “Virtudes e Organizações”, oferece reflexões e análises do universo organizacional e suas interfaces – o administrador, a tecnologia, fusões e aquisições, gamificação e mindfulness – na perspectiva das virtudes. A Parte III, “Virtudes e Dilemas Morais em Economia e Administração Pública”, explora outras áreas e temas, abrangendo a Escola Austríaca de Economia, a judicialização da política no STF, dilemas morais na gestão pública, o price gouging e a relação entre a ética e a Administração Pública com base em três modelos normativos. A Parte IV, “Educação Moral e Administração”, enfoca a possibilidade de se desenvolver a dimensão moral/ética nas pessoas, seja nos cursos de graduação em Administração, na utilização da literatura para a formação do imaginário nos presídios, ou como iniciativa do governo. Por fim, após a apresentação dos autores, o leitor poderá conhecer os temas e referências trabalhados na disciplina Virtudes e Dilemas Morais na Administração do PPGA/Esag/Udesc, que originou o livro, servindo também como um guia de leitura para se aprofundar no assunto.

ISBN 978-65-001-2037-0
Edição 1 (2020)
Tipo de papel Polen

Mauricio C. Serafim (org.)

Mauricio C. Serafim é professor de Ética na Administração e Estudos Organizacionais do Departamento de Administração Pública – DAP e do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). É líder do grupo de pesquisa AdmEthics – Ética, Virtudes e Dilemas Morais na Administração (http://www.admethics.com). Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: dilemas morais e racionalidade nas organizações; ética das virtudes na ação administrativa e esfera pública; interfaces entre ética, economia e administração; interfaces entre ética e dimensão antropológica na Administração. Possui graduação em Engenharia Elétrica e mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC, e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP). Atualmente realiza seu pós-doutorado no grupo de pesquisa Virtue Ethics in Business, vinculado à School of Economics and Business, Universidade de Navarra, Espanha.

Admethics: www.admethics.com